quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Sábado (18): Teresa Cristina abre programação de shows da Consciência Negra em Araraquara

Araraquara terá três dias de shows com grandes nomes da música brasileira, além de artistas “pratas da casa”

Mais lido

A cantora Teresa Cristina – a “rainha das Lives” – abre a programação de shows especiais da programação da Consciência Negra, realizada pela Prefeitura de Araraquara e Ministério do Turismo, com apoio institucional do Sesc Araraquara. O show neste sábado (18) será realizado no CEAR, com entrada gratuita; pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível para ser revertido às famílias necessitadas.

A programação cultural no CEAR terá início às 18h30 com o artista “prata da casa” Junior Barros. O cantor araraquarense Junior Barros tem uma carreira de mais de 20 anos de sucesso, sendo considerado um dos maiores intérpretes de samba de São Paulo e interior. Após liderar vários grupos de pagode em Araraquara e região, com os quais foram gravados vários CDs, Juninho Barros agora decola em sua carreira solo levando consigo, além da vasta experiência, seu incontestável potencial vocal e sua ímpar desenvoltura no palco.

O seu mais recente CD conta com uma música inédita do compositor Carlinhos da Escola de Samba Vai Vai e já toca nas “mais ouvidas” em renomadas rádios da capital e de Araraquara.

Já o show de Teresa Cristina tem previsão de início às 20h30, fechando os shows do sábado. Teresa Cristina traz de volta aos palcos “Sorriso Negro”, show apenas com mulheres no palco. Cada vez mais, a força feminina se faz necessária e presente em toda e qualquer situação. Desde cargos poderosos até destaques culturais, as mulheres têm conquistado seus espaços.

Com Teresa Cristina, não é diferente. Para apresentar o show “Um Sorriso Negro”, ela reúne uma banda formada exclusivamente por mulheres. O repertório é todo de compositoras e compositores pretos. A direção musical é da própria Teresa Cristina, que tem verdadeiro orgulho desta apresentação tão significativa para seu povo.

Após fazer limonadas inesquecíveis do limão que a quarentena lhe deu, alçada ao posto de “Rainha das Lives”, ela presenteia o público com um repertório que resgata sambas inesquecíveis de Dona Ivone Lara, Lecy Brandão, Jovelina Pérola Negra, Candeia, Cartola e Wilson Moreira.

O show é uma extensão do que a cantora exerce na vida. A humildade de abrir espaço a outras mulheres do samba. Sejam pretas ou brancas; elas fazem parte da cultura, estão vivas e merecem ser percebidas. “Nossa luta é por visibilidade. Ganhamos espaço, tomamos nossos postos, mas ainda falta muito para a igualdade, para o resgate do protagonismo. A mulher não cabe como coadjuvante da história”, acredita Teresa.

De volta ao capítulo musicais, serão apresentadas canções como “Alvorada”, “Axé de Ianga”, “Zé do Caroço” e “Sorriso Negro”. “São histórias que se misturam: a dos negros e a do samba. No show, tento traduzir essa constatação através das músicas”, declara.

Para encontrar Teresa Cristina nas redes, acesse: Facebook – Teresa Cristina, Instagram @teresacristinaoficial, YouTube youtube.com/teresacristinaoficial, e Twitter @teresacristina.

A programação de shows da Consciência Negra segue até o feriado na segunda-feira, da seguinte maneira: no domingo (19) tocam: DJ Fulô e Rincon Sapiência; já na segunda-feira (20) os convidados são: Mariene de Castro e Seu Jorge e o prata da casa, DJ Lelee.

O CEAR está localizado na Rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa.

SERVIÇO:

O maior novembro negro da nossa história

Data: de 18 a 20 de novembro

Local: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região) – Rua Ivo Antonio Magnani, 430 – Fonte Luminosa

 Sábado (18/11)

– 18h30 – apresentação Prata da Casa: Junior Barros

– 20h30 – Show Teresa Cristina

Domingo (19/11)

– 18h30 – apresentação Prata da Casa: DJ Fulô

– 20h30 – Show Rincon Sapiência

Segunda-feira (20/11)

– 18h – apresentação Prata da Casa: DJ Lelee

– 19h30 – Show Mariene de Castro (palco 1)

– 21h – Show Seu Jorge (palco 2)

A entrada é gratuita, mas pode ser solidária. Doe 1kg de alimento não perecível

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias