A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, plantão de vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza (gripe) e Sarampo. O atendimento será feito em diferentes unidades de saúde do município (veja a relação baixo), das 8 às 12 horas.
Serão aplicadas, no feriado, a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com 50 anos ou mais e profissionais da saúde, a 3ª dose em adolescentes de 12 a 17 anos, além do atendimento dos faltosos em geral.
A vacinação contra a Influenza vai atender os grupos prioritários que incluem idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde e educação, além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), entre outros.
Já a vacinação contra o Sarampo tem como foco principal as crianças de 6 meses a de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
No caso do sarampo, é utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. É muito importante que os responsáveis atualizem a carteira de vacinação das crianças. O Brasil perdeu o selo de erradicação de sarampo em 2019, por causa da queda na cobertura vacinal e o objetivo da campanha deste ano de 2022, voltada para o público infantil, é evitar que haja surto de sarampo no País.
SERVIÇO
16 DE JUNHO – CORPUS CHRISTI
PLANTÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, GRIPE E SARAMPO
Das 8 às 12 horas
QUEM PODE SE VACINAR CONTRA A COVID
– 50 anos ou mais (4ª dose)
– profissionais da saúde (4ª dose)
– Adolescentes de 12 a 17 anos (3ª dose)
ONDE: Unidades de Saúde da Vila Xavier, Selmi Dei I, Vale do Sol e Iedda.
QUEM PODE SE VACINAR CONTRA A GRIPE
– Idosos acima de 60 anos;
– Trabalhadores da saúde;
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários.
ONDE: Unidades de Saúde do Cecap, Cruzeiro do Sul, De Santi, Marivan, América, Santa Angelina, Selmi Dei I, Vale do Sol, Iedda
QUEM PODE SE VACINAR CONTRA O SARAMPO
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
ONDE: Unidades de Saúde do Cecap, Cruzeiro do Sul, De Santi, Marivan, América, Santa Angelina, Selmi Dei I, Vale do Sol e Iedda.