domingo, 7, julho, 2024

Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social visita membros do Governo Federal

Em Brasília, Jacqueline Barbosa participou de diálogos que envolveram o planejamento de políticas para pessoas idosas e também a vinda de recursos para obras do Orçamento Participativo

Mais lido

Nesta segunda-feira (2), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e o coordenador executivo de Assistência Social, Fernando Pachiega, representaram a Prefeitura de Araraquara em duas reuniões com representantes do Governo Federal em Brasília-DF.  Eles se encontraram com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Ribeiro Junior; com o secretário nacional da Assistência Social, André Quintão; com o diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, José Arimateia de Oliveira; e com o chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Gustavo Alves.

O primeiro encontro foi norteado por diálogos sobre a atenção voltada para a pessoa idosa. “Viemos para Brasília a convite do próprio Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para dialogar um pouco sobre o Plano Nacional de Cuidados à Pessoa Idosa, tendo em vista todo o nosso entendimento e nossas propostas em relação à construção de Centros Dias e de fortalecer uma rede de atendimento da pessoa idosa. O ministério pediu essa agenda para que pudéssemos dialogar sobre isso”, comentou.
Vale lembrar que, em julho deste ano, Araraquara realizou sua 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que neste ano contou com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, com um debate sobre o Sistema Único de Assistência Social. A abertura, no Centro Internacional de Convenção, teve a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, que na ocasião anunciou o investimento de R$ 14 milhões para serem construídos em Araraquara dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dois Centros Dia para Idosos.

Assim, a reunião desta segunda-feira também tratou desse investimento. “Aproveitamos para dialogar sobre a transferência de recursos que o ministro anunciou em sua ida a Araraquara, recursos que inclusive subsidiarão a construção de obras eleitas no Orçamento Participativo, como as unidades do Centro Dia para a Pessoa Idosa, a construção do CRAS Valle Verde, a construção do CRAS no Jardim América e reforma e ampliação do CRAS Yolanda Ópice”, revelou Jacqueline.

Já a segunda reunião teve um caráter mais técnico de trabalho, com o propósito de reforçar o alinhamento com o Fundo Nacional de Assistência Social e tratar de questões relacionadas à gestão de recursos, transferências fundo a fundo, aproximando a relação institucional da política pública entre o município e o governo federal.

Jacqueline destacou a importância de encontros como esses. “Devemos salientar que é muito importante para nós termos esse canal aberto e direto de diálogo com o governo federal, para que possamos, cada vez mais, ter uma política pública de assistência social robusta e fortalecida para atender a nossa população de Araraquara”, concluiu a secretária.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias