quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Seleção Brasileira de Basquete encerra preparação em Araraquara

Delegação já viajou para Belém-PA, onde disputará o Pré-Olímpico entre os dias 8 e 11 de fevereiro

Mais lido

Após realizar a primeira etapa de treinamentos no Ginásio do Sesi Araraquara, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete seguiu viagem na última sexta-feira (2) para Belém-PA, cidade que receberá o Pré-Olímpico de basquete entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

O técnico João Camargo, do Sesi Araraquara, foi para a disputa como auxiliar do técnico José Neto. As jogadoras do Sesi Araraquara convocadas foram a armadora Débora Costa e a ala/pivô Vitória Marcelino. Outras duas atletas do time araraquarense que participaram da preparação da Seleção se lesionaram e não integram o grupo: Gabriella Sossô teve uma lesão muscular na coxa e Emanuely de Oliveira lesionou o joelho. Aline Moura, outra jogadora do Sesi que tem sido peça fundamental do Brasil nas últimas competições, também passou por cirurgia no joelho e está fora do Pré-Olímpico. As três atletas se recuperam para voltar à quadra com o Sesi Araraquara na disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF), que terá início em março.

Quem também marcará presença no Pré-Olímpico é a araraquarense Roseli Gustavo, que é diretora de basquete feminino da CBB. A comissão técnica conta ainda com outra representante do Sesi Araraquara, a psicóloga Manoella Marques.

Ao chegar na cidade na madrugada de sábado (3), quem também se juntou ao grupo foi o técnico José Neto, que se incorporou ao grupo e comandou a atividade de pouco mais de uma hora no 

domingo (4) no Ginásio do Mangueirinho

. À tarde, o grupo visitou o Estádio do Mangueirão para prestigiar o clássico local entre Paysandu e Remo.
A armadora Débora Costa gostou da receptividade. “Fomos muito bem recebidas e estamos muito felizes. Primeiro treino muito bom aqui no Pará, importante para nos acostumarmos com o clima, umidade, tudo mais. A ansiedade está chegando, mas estamos muito preparadas para buscar nosso objetivo”, disse a atleta do Sesi Araraquara.

Pré-Olímpico

O Brasil é anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha. Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.

Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e EUA terão dois classificados, além das francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, que já estão classificadas para as Olimpíadas, mas mesmo assim jogam os Pré-Olímpicos.

O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México. A conquista invicta fez a Seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top 10 com a oitava colocação no geral.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias