quinta-feira, 18, julho, 2024

Famílias do Jardim América têm domingo de diversão com o “Ruas de Lazer”

Programação gratuita contou com brincadeiras, esporte, cultura, pipoca e algodão doce na Área de Lazer "Tom Zé"

Mais lido

Aproximadamente 300 pessoas aproveitaram neste domingo (21), as atrações oferecidas pela 13ª edição do projeto “Ruas de Lazer”, um evento que integra o programa “Prefeitura nos Bairros” com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. Dessa vez, a Área de Lazer “Antônio José Paterniani – Tom Zé”, no Jardim América, foi o ponto de encontro escolhido para receber as atividades gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família.

O encontro contou com diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas nas modalidades futebol, taekwondo e atletismo, com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, foram oferecidas aulas de Tai Chi Chuan e ritmos com os professores do programa Saúde na Praça, além de aulas de confecção de chaveiros com Muca Rangel.

O prefeito Edinho marcou presença no encontro. “Onde acontece o Prefeitura nos Bairros acontece também o Ruas de Lazer, que traz atividades para crianças, atividades esportivas, atividades de lazer, pula-pula, pipoca, além de atividades na área de saúde e muito mais. Agradeço a todos que têm nos apoiado e que sabem o quanto estamos trabalhando para que os programas e projetos da Prefeitura aconteçam. Aproveito para agradecer a toda a comunidade do Jardim América, que faz um trabalho fantástico aqui nessa área de lazer. É uma área que a comunidade toma conta, a comunidade zela por ela, e a Prefeitura, evidentemente, traz os seus programas e projetos”, comentou.  

Também participaram os vereadores Aluisio Boi (MDB) e Alcindo Sabino (PT); a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes, a coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah; e a coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Rigolin. 

“Prefeitura nos Bairros”

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região da Vila Xavier

Essa 13ª fase do “Prefeitura nos Bairros”, que encerra a edição 2023, atende até o dia 16 de fevereiro a região composta pelos bairros Vila Xavier, Jardim das Estações, Jardim América, Jardim Brasil, Jardim Paulistano, Jardim Paulista, Jardim Cristo Rei, Jardim Freitas Silva, Jardim Viaduto, Boaventura Gravina, Central Park Morada do Sol, Cociza, Residencial dos Ipês 1 e 2, Residencial Fepasa, Residencial Malvina Cury, Vila Central, Vila Cidade Industrial, Vila Karu, Vila Renata, Vila Santa Maria, Vila Santo Malara, Vila Xavier, Jardim Europa, Jardim Floridiana, Jardim Santa Thereza, Jardim Tabapuã, Residencial Barbieri, Vila Cidade Azul, Vila Donofre, Vila Freitas, Vila Gaspar, Vila Odete, Vila Rayes, Chácara Floresta I, II e III, Jardim Capri, Jardim Santa Júlia, Jardim Silvânia, Parque Gramado, Vila Esperança, Vila Joinville, Vila Ruth I e II, Vila Santa Terezinha e Vila Vieira.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social dessa fase é realizado em duas etapas: a primeira teve início na última terça-feira (23) e vai até esta sexta (2) na Casa SP Afro Brasil (Av. Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier). A segunda, que acontece entre 5 e 16 de fevereiro, é realizada no CER Dr. Álvaro Waldemar Colino (Rua Nicolau Jorge Lauand, 700, Jardim das Estações). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias