Vem aí a 35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Festival de Teatro (SLAMC) que será realizada no período de 17 a 24 de junho, com atividades gratuitas promovidas pelas Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara. A programação variada conta com atividades que requerem inscrição prévia, além de espetáculos, oficina, filme, performances, palestra, leitura dramática, bate-papos – entre outros.
Weber Fonseca, diretor executivo da Fundart, lembra que a SLAMC nasceu como ato de resistência da classe artística e segue, desde então, cumprindo sua missão. “Em sua 35ª edição traz novas perspectivas de diálogo entre o teatro, os artistas e o público apresentando diversidade em sua programação por meio de uma escuta atenta de sua curadoria. A Fundart mantém o compromisso de fomentar e difundir os bens culturais produzidos em nossa cidade alinhada com as pautas que emergem em nossa sociedade. E se alegra em participar de um movimento artístico e cultural que, por natureza, é resistência”, explica.
Gabriel Cândido, curador convidado, e Victor Ferrari, curador e coordenador de produção, contam que a programação da 35ª SLAMC propõe um conjunto de teatralidades emergentes e contemporâneas ao longo dos oito dias do Festival. “A programação expressa diferentes modos de criar e pensar as artes da cena e, para esta edição, propomos uma programação que é entrelaçada por projetos de grupos e artistas de Araraquara, resistentes e persistentes em seu ofício, com outros profissionais que atuam na cena teatral paulista de forma ativa e contundente. É através dessa troca artístico-pedagógica que podemos mirar por futuros mais prósperos e inspiradores”, conta Gabriel.
“Seguimos homenageando permanentemente Luís Antonio Martinez Corrêa, reconhecendo a sua mobilização política, histórica e visionária dentro da cena teatral brasileira, e mais do que nunca, acreditando que a continuidade do seu legado reside na criação de edições deste Festival que dialoguem com as emergências estéticas, poéticas e políticas da contemporaneidade, expandindo e provocando o nosso olhar para o que está acontecendo hoje no mundo”, aponta Victor.
No dia 17 de junho, sábado, será realizada a abertura oficial da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, com a apresentação do espetáculo “UMA”, com a Cia. Sacana (São Paulo/SP). Será às 20 horas, no Palacete das Rosas, com retirada de ingressos uma hora antes do início. A classificação etária é para 16 anos. A programação completa será divulgada no início da próxima semana.
Inscrições prévias – Vale destacar que para algumas atividades da programação será necessária a inscrição prévia. Confira estas atividades e como se inscrever:
A ação formativa “Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar”, com Guilherme Diniz (Belo Horizonte/MG), será realizada nos dias 15 e 16 de junho (quinta e sexta-feira), das 14h às 17 horas, no Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras, na UNESP- Câmpus de Araraquara. São 15 pessoas e as inscrições podem ser efetuadas pelo link até o dia 13 de junho: bit.ly/slamc_criticateatral .
No sábado, 17 de junho, haverá a oficina “Ações Emancipatórias”: Encontros Poéticos e Práticas Artísticas-Educacionais em Dança com exibição do “Documentário Trajetórias Corpóreas”, das 14h às 16 horas, no CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand. A oficina com William Simplício e Verônica Santos (Corpórea Companhia de Corpos) conta com 20 vagas, sendo o público alvo: pessoas interessadas em práticas de teatro e dança, a partir de 16 anos. Inscrições através do link bit.ly/slamc_oficina dos dias 12 a 16 de junho. Esta atividade é um projeto contemplado pelo Edital PROAC Nº 39/2022 – Cidadania Cultural / Cultura Negra, Urbana e Hip Hop.
Ainda, o bate-papo sobre o livro “Luís, um Malandro Burguês”, com Danielle Aquino, acontece no dia 21 de junho (quarta-feira), às 15 horas, no Senac Araraquara, com 20 vagas. Inscrições através do link bit.ly/slamc_batepapo dos dias 17 a 20 de junho.
Mais informações sobre a programação da SLAMC podem ser acompanhadas no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, e nas redes sociais do evento (www.instagram.com/slamc_aqa ). Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
Inscrições abertas para atividades da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa
– Ação formativa “Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar” – com Guilherme Diniz (Belo Horizonte/MG)
Dias: 15 e 16/06 (quinta e sexta-feira)
Horário: 14h às 17 horas
Local: Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, UNESP
Número de vagas: 15 pessoas
Inscrições: pelo formulário online bit.ly/slamc_criticateatral (inscrições abertas até 13 de junho)
– Oficina “Ações Emancipatórias: Encontros Poéticos e Práticas Artísticas-Educacionais em Dança” com exibição do “Documentário Trajetórias Corpóreas”, com William Simplício e Verônica Santos (Corpórea Companhia de Corpos)
Dias: 17 de junho (sábado)
Horário: das 14h às 16 horas
Local: CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand
Número de vagas: 20 pessoas
Público alvo: Pessoas interessadas em práticas de teatro e dança a partir de 16 anos.
Inscrições: pelo formulário online bit.ly/slamc_oficina (inscrições abertas de 12 a 16 de junho)
Projeto Contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 39/2022 – Cidadania Cultural / Produção e Realização de Projeto Cultural / Cultura Negra, Urbana e Hip Hop
– Bate-papo: Livro “Luís, um Malandro Burguês” com Danielle Aquino
Data: 21 de junho (quarta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Senac Araraquara
Número de vagas: 20 pessoas
Inscrições: pelo formulário online bit.ly/slamc_batepapo (inscrições abertas de 17 a 20 de junho)
Programação gratuita