quinta-feira, 21, novembro, 2024

Sesc Araraquara realiza 9ª edição do encontro de capoeira entre os dias 23 e 26 de agosto  

Mestras da Bahia, Pernambuco e São Paulo marcam presença nesta edição do evento, cuja abertura acontece hoje (23)

Mais lido

De 23 a 26 de agosto, o Sesc Araraquara realiza mais um Encontro Sesc de Capoeira, evento que chega à sua 9ª edição, aproximando ginga e negaças dos saberes inerentes ao conhecimento e reconhecimento de agir no tempo oportuno, aqui traduzido enquanto frestas. Este ano mestras da Bahia, Pernambuco e São Paulo marcam presença no evento que almeja constituir-se enquanto um espaço colaborativo para o diálogo tecido entre a sabedoria das frestas e a resistência das festas voltado ao processo de emancipação do ser. 

O balanço do gingado, as intenções veladas trazidas nas negaças transcendem o ritual da roda e ganham tônus no modo de ser e estar no mundo. Ao pé do berimbau, observando o mundo que se apresenta e que também o somos, reflexões sobre as potencialidades dos ensinamentos da capoeira para a formação de indivíduos, coletivos e sociedades mais justas, equânimes e humanizadas dão o tom deste evento, por meio de vivências, rodas de conversa, apresentações e intervenções artísticas.  

O bate-papo “Da Sabedoria das Frestas e Resistência das Festas”, com as Mestras Janja, Preguiça, Bel e contramestra Renata Kabilaewatala marca a abertura do Encontro nesta quarta-feira (23), às 18h30, momento em que apresentam suas narrativas de vida, tecendo relações com o ideário de sabedoria das frestas e com a compreensão das festas enquanto forma de existência e resistência de pessoas e manifestações culturais. 

Diversas atividades gratuitas e abertas ao público compõe o evento, como aulas abertas de capoeira angola e capoeira regional, capoeira para crianças, bate-papos e vivências e o espetáculo NumCorre, com o Núcleo Iêê. Além disso, o painel “Mironga, asè e dengo”, do artista Flávio Rodrigues (Preto), foi desenvolvido especialmente para o Encontro e dá o tom da ambientação do espaço da lanchonete. 

O encerramento será marcado pela tradicional Roda de Capoeira, vivências de Samba de Coco, Maculelê e samba de roda dialogando com a Feira Kilombô que traz artesanato e culinário africana e afro-brasileira à Praça das Bandeiras, para todos os públicos.

Estarão presentes o Coletivo Cadê Tereza, Mestra Janja, Mestra Preguiça, Mestra Bel e contramestra Renata Kabilaewatala. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias