Sesi Araraquara é eliminado do Paulista de Basquete em Santo André

A Associação Desportiva Santo André derrotou o Sesi Araraquara por 69 a 61 e eliminou o atual tricampeão paulista por 2 a 1 nas semifinais

Mais lido

Estão definidas as finais da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete 2024. Nesta segunda-feira (25), em noite marcada por muita apreensão e emoção no Ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André, a Associação Desportiva Santo André derrotou o Sesi Araraquara por 69 a 61, eliminou o atual tricampeão paulista por 2 a 1 nas semifinais, e se classificou para a disputa do título estadual contra o Unimed Campinas, que passou pelo Ituano na outra série. As datas das finais serão confirmadas pela Federação Paulista de Basketball nesta terça-feira.

Para chegar às finais, Santo André fez uma campanha quase irrepreensível, com apenas duas derrotas. A primeira delas foi para o adversário nas finais, na estreia da equipe no Paulista: 81 a 58. Depois de passar pelo Bax Catanduva nas quartas com duas vitórias, o time treinado pelo técnico Choco saiu vitorioso no primeiro jogo das semis em Araraquara (76 a 51), mas tropeçou na segunda partida, em casa, permitindo que o adversário empatasse a série em 1 a 1. Agora, o time do ABC terá a chance de deixar para trás de vez a frustração dos últimos três campeonatos estaduais, quando perdeu três decisões seguidas justamente para o arquirrival Araraquara.

O Unimed Campinas, por sua vez, chegou à decisão estadual após terminar o primeiro turno em primeiro lugar. Na fase de Realinhamento, perdeu 3 partidas e acabou caindo para a terceira colocação geral. Nas quartas de final, passou pelo Ourinhos Basquete/AOBE com duas vitórias e se credenciou a enfrentar o Ituano nas semis. Na primeira partida contra o tradicional rival, Campinas aproveitou o apoio de sua torcida no Ginásio do Tênis Clube para vencer por 83 a 77. E no segundo jogo da série, em Itu, vitória por 10 pontos de diferença: 69 a 59.

O jogo

A partida desta segunda-feira no ginásio Celso Daniel foi um duelo digno de duas grandes equipes e comprovou o equilíbrio técnico que marca esta edição do Campeonato Paulista até aqui. Nos dois primeiros quartos, os times brigaram ponto a ponto, mas Araraquara foi ligeiramente melhor e foi para o intervalo vencendo o jogo por 33 a 29.

O terceiro quarto começou com Araraquara mantendo sua vantagem, mas Santo André não deixou o adversário se desgarrar. O time da casa lutou até conseguir o empate ao final da etapa. Com o placar em 50 a 50, Santo André partiu para o tudo ou nada no último quarto e contando com noite inspirada da ala Sassá, da ala-armadora Tássia e da armadora Lays, virou o placar para não perder mais a vantagem e fechar o jogo por 61 a 49.

Sassá terminou o jogo com 19 pontos, enquanto Lays, talvez a principal atleta de Santo André nos playoffs, comemorou a classificação para a final com um duplo-duplo: 15 pontos e 10 assistências. Tássia brilhou com 15 pontos e quatro assistências. A principal jogadora de Araraquara foi a pivô Aline Moura, cestinha do jogo com impressionantes 28 pontos, e nada menos que 20 rebotes.

A série melhor de três partidas das finais entre A.D Santo André e Unimed Campinas terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da Federação Paulista de Basketball no YouTube.

Foto: William Oliveira / FPB

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias