quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Trabalho da Guarda Civil Municipal é destacado durante Sessão Ordinária 

Servidores da instituição receberam reconhecimento dos vereadores

Mais lido

Na última semana, mais uma tentativa de suicídio em um dos pontilhões da cidade foi evitada graças ao trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM). Por essa razão, os membros da instituição foram reconhecidos em ato feito pelos vereadores durante Sessão Ordinária realizada na tarde da última terça-feira (5). 

 “Sabemos que tem muita coisa para resolver em relação à nossa segurança pública, mas é um trabalho que é feito com qualidade e precisa e merece ser reconhecido. Nossa Guarda Municipal tem operado com inteligência e sensibilidade. Com um trabalho primoroso, digno de aplausos, esses homens e essas mulheres atuaram para combater um problema que tem se alastrado na cidade de Araraquara de maneira vertiginosa”, colocou o vereador João Clemente (PSDB), destacando a instalação de câmeras de segurança nos pontilhões e o trabalho de monitoramento das câmeras. 

O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou o investimento feito no Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal, possibilitando a ação da instituição. “Saltamos de 38 câmeras para 140 câmeras de inteligência artificial, colocadas estrategicamente em vários pontos do município, com o objetivo de melhorar a segurança pública. Foi através disso que pudemos ter sucesso nessa ocorrência. Nosso objetivo era trabalhar na prevenção”, reforçou. 

A coordenadora da Guarda Civil Municipal, Juliana Záccaro, enfatizou que a GCM de Araraquara trabalha de forma humanizada, cada um no seu setor auxiliando o outro. “Espero que cada vez mais a gente consiga melhorar o nosso trabalho, que a Prefeitura realmente vem investindo em equipamentos para nós, mas ainda tem muita coisa a mais para ver. Acredito que quanto melhor a Guarda estiver equipada, mais a população ganha”, completou. 

Preocupação 

A chefe da Guarda pontuou ainda que, “infelizmente, a GCM tira diariamente pessoas dos pontilhões da cidade”. “É triste. Depois da pandemia, a gente se deparou com quadros de depressão gravíssimos da população, isso é saúde e ela trabalha em conjunto com a gente também. Não poderia deixar de agradecer ao Samu, que faz um trabalho tão árduo, tão difícil, que quando a gente lá vê um trabalho de convencimento, mostrando o quanto a pessoa é importante para nós.” 

Valorização 

Na mesma Sessão, foi votado e aprovado o Projeto de Lei nº 407/2023, instituindo gratificações, prêmios e reenquadramento de carreiras, entre elas as da GCM e do Samu. A instituição da gratificação de fiscalização ampliada no trânsito, no valor de R$ 550,00, a ser paga mensalmente aos ocupantes dos cargos e dos empregos públicos de Guarda Civil Municipal e de Agente de Trânsito é apenas uma das vantagens. A proposta envolve ainda a criação da gratificação por aprimoramento e capacitação para os ocupantes do cargo e do emprego público de Motorista Socorrista. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias