quinta-feira, 18, julho, 2024

Turma de novos guardas civis municipais concluem Curso de Formação em Trânsito

Fase final de capacitação começa já nesta quarta-feira (26), realizada pela Escola de Governo do Município de Araraquara

Mais lido

A primeira fase da capacitação da turma de 15 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foi concluída nesta terça-feira (25), com ato simbólico de formatura, no auditório Sest Senat. Os 15 agentes aprovados no concurso público terão que passar por duas fases de formação, com 500 horas de duração, oferecidas pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e Escola de Governo do Município de Araraquara, em parceria com o Sest Senat.

Nesta primeira fase concluída, com duração de 200 horas, os 15 agentes passaram pelo curso de Formação em Trânsito ministrados por professores do Sest Senat, que também cedeu o espaço para o curso e organizou o ato de formatura, do qual participaram também Alexandre Pomponi, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, a comandante da GCM, Juliana Zácaro, e os professores.

De acordo com Pomponi, é a primeira vez que essa primeira fase do curso de formação é oferecida, por conta de uma alteração no Código Brasileiro de Trânsito.

“Antes, a GCM, como agente de autoridade de trânsito, só fazia autuação de circulação parada e estacionamento. Com a mudança, o GCM passou a ter uma responsabilidade mais ampla sobre a fiscalização. Hoje, ele fiscaliza equipamentos obrigatórios do veículo, a documentação do condutor e, em breve, virá a fiscalizar também quanto à alcoolemia”, explica ele.

Cumprindo portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a capacitação nesta primeira fase abordou temas como legislação de trânsito; noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada; ética e cidadania; psicologia aplicada; o papel educador do agente; língua portuguesa; operação e fiscalização de trânsito; e prática operacional.
Agora, a turma começará a segunda fase. O conteúdo programático envolverá cinco módulos: o papel do GCM e a gestão integrada em segurança pública; apropriação do espaço público; estrutura e conjuntura para a prática da cidadania; comunicação, radiocomunicação e gerenciamento da informação; e relações e condições de trabalho de GCMs; além das avaliações.

“Agora serão mais 300 horas/aula, na qual serão abordadas questões como a legislação de trânsito, legislação penal, vão conhecer melhor a estrutura da Prefeitura e os serviços públicos, a Lei Orgânica da GCM, capacitação para uso de arma de choque não letal, abordagem pessoal, defesa pessoal, primeiros socorros, entre outras questões. Os instrutores dessa fase, especialmente os guardas civis municipais, passaram pelo curso de formação para instrutores da Escola de Governo”, destaca o secretário municipal.

A conclusão da segunda fase que vai encerrar o curso de formação, habilitando essa nova turma para iniciar os trabalhos como GCM, está prevista para o fim de agosto.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias