segunda-feira, 20, maio, 2024

XXVII Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uniara começa nesta segunda (6)

Evento, voltado para os alunos do curso, será realizado até o dia 10, no Centro de artes da universidade

Mais lido

Voltada para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, a XXVII Semana de Arquitetura e Urbanismo começa nesta segunda-feira, dia 6 de maio, a partir das 19h, no Centro de Artes da instituição. Com o tema “Uma imersão nas artes e arquitetura orientais”, o evento será realizado até o dia 10.

“A Semana da Arquitetura terá atividades e oficinas simultâneas nos dias 6, 7 e 8, e nos dias 9 e 10, as atividades envolverão todos os participantes”, explicam os ministrantes das atividades, Francisco Andrea, Carolina Aya Kannami Yamaki, Eliza Kannami, Paulo Yassuhide Fujioka e Sabrina Fernanda Sartori Poleto.

Uma das opções é a oficina de origami, que será ministrada por Yamaki. “Nessa atividade, os participantes se juntarão em grupos de duas pessoas e criarão peças de origamis modulares – kusudama – com trinta peças, colando cada uma e passando um fio por elas, de modo a formar um móbile, que poderá ser usado pendurado ou como enfeite de mesa. A oficina trabalhará o uso das cores e o pensamento tridimensional e geométrico”, detalha.

Já a oficina de mangá será realizada por Kannami. “Os participantes conhecerão um pouco da história dessa arte que surgiu no século XVII, no Japão. Utilizando técnicas simples, materiais do cotidiano escolar e muita criatividade, criarão personagens e movimentos e, no final, um mangá cheio de cores e humor”, conta ela.

A terceira atividade oferecida é a oficina “Materialidade, sustentabilidade e arquitetura – Arquiteto Shigeru Ban e o uso do Papelão”, que será ministrada por Poleto. “Visando a encontrar caminhos alternativos para edificar com eficácia e rapidez, o arquiteto japonês Shigeru Ban propôs uma série de soluções técnicas construtivas inovadoras e sustentáveis. Para isso, utilizou, entre vários materiais alternativos, tubos de papelão. O uso de papelão é muito comum no setor de consumo atual como nas embalagens, sacolas, rolos de papel higiênico, rolos de papel toalha etc.”, salienta Poleto.

Ela aponta que, tendo como referência as soluções arquitetônicas de Ban, é possível encontrar o papelão utilizado de maneira inusitada: nas estruturas e paredes de uma construção. “A oficina visa a trabalhar a criatividade e sustentabilidade por meio da materialidade, forma e estrutura na arquitetura”, completa.

No dia 8, Andrea realiza a oficina de “Como fazer Kokedama”. “Tem como objetivo descrever sobre essa técnica oriental, apresentando o seu conceito, a sua história, os cuidados necessários, quais plantas podem ser cultivadas em kokedama e seu uso na decoração de interiores, e o principal, transmitir o conhecimento de como fazê-lo. O participante contará com todo o material necessário para a oficina, levando para casa o seu kokedama”, destaca.

Já no dia 9, Fujioka, que é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, explanará sobre “Cidade e arquitetura japonesa”. “A linha de pesquisa é ‘Arquitetura, Cidade e Paisagem’, com projetos de pesquisa no campo da história e teoria da arquitetura e do urbanismo do Brasil, dos Estados Unidos e do Japão, com ênfase na arquitetura organicista de Frank Lloyd Wright, sua presença e influência na arquitetura brasileira e japonesa, as inter-relações resultantes entre arte, design e cinema, e a pertinência do organicismo na contemporaneidade”, detalha.

O encerramento da XXVII Semana de Arquitetura e Urbanismo, no dia 10, contará com bate-papo entre os participantes, exposição dos trabalhos realizados nas oficinas e uma confraternização.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias