quarta-feira, 17, julho, 2024

13º Batalhão da Polícia Militar completa 66 anos

Batalhão foi fundado em Araraquara, no dia 17 de junho de 1958

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

Fundado em 17 de junho de 1958, em Araraquara, o 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM-I) completou, nessa segunda-feira (17), 66 anos de serviços prestados para a comunidade araraquarense e da região compreendida pela área do Batalhão.

Os valorosos policiais militares, responsáveis pelo policiamento preventivo e ostensivo em 21 municípios, executam atividades cruciais como atendimento de emergências – 190, rondas escolares, rondas rurais, policiamento de trânsito, policiamento em eventos e policiamento tático.

Trabalho conjunto

Trabalhando sempre de forma integrada com os demais órgãos envolvidos na segurança pública e com as forças vivas da sociedade, o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior garante a tranquilidade em uma das mais tranquilas regiões do Estado. “Nossas ações estão alinhadas aos anseios da sociedade, sempre com foco na redução das atividades criminais. Nosso bom desempenho é resultado da gestão preventiva e do compromisso e dedicação de todo o efetivo policial militar com nossa comunidade, sendo certo que a participação desta, nos assuntos relacionados à segurança pública é de suma importância”, destaca o capitão PM Richard Braga de Oliveira Tonn, chefe da Seção de Comunicação Social.

História
Em 17 de junho de 1958, a 4ª Companhia Independente de Policiamento, criada em 1950, obteve a elevação a Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com atribuição sobre a região que se estendia de Araraquara a São José do Rio Preto.

Em 1961, com nova nomenclatura, o 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a ocupar a atual sede, na Rua Jorge Biller Teixeira, 519, na Vila Ferroviária.

Por força do cumprimento do Decreto Lei 217, de 8 de abril de 1970, o Governo Estadual criou a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da unificação da Força Pública com a Guarda Civil do Estado de São Paulo.

Nesse contexto, o então 13º Batalhão Policial da Força Pública passou a ser denominado 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo, exercendo atividades de policiamento, de fiscalização de trânsito, de combate ao crime e salvando vidas.

O 13º BPM/I reúne cinco Companhias em 19 municípios. Em Araraquara estão a 1ª e a 3ª Companhias — a 1ª Cia atende as áreas do 2º e 4º DP de Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto e Trabiju, enquanto a 3ª Cia atende as áreas do 1º e 3º DP de Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Bueno de Andrada e Taquaral.

O Batalhão é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo de 21 localidades: Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Trabiju, Taquaritinga, Itápolis, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Bueno de Andrada, Taquaral, Matão, Dobrada, Motuca, Santa Ernestina, Ibitinga, Borborema, Tabatinga e Nova Europa.

Passagem de Comando

Nesta quinta-feira (20), às 9h30, será realizada no 13º BPM/I, localizado na Avenida Jorge Biller Teixeira, nº 519, a Solenidade de Passagem de Comando e Comemoração do Aniversário do Batalhão.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias