sábado, 6, julho, 2024

1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” acontece nesta terça (28)

Centro de Referência da Mulher recebe atividade que integra a programação "Mulheres pela Democracia – Direitos Humanos, Justiça e Participação"

Mais lido

O Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que fica na Av. Espanha, 532, Centro, sediará, nesta terça-feira (28), às 19h,  o 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone”. A atividade integra a programação “Mulheres pela Democracia – Direitos Humanos, Justiça e Participação”, que celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres e que oferece diversas atividades ao longo do mês de março com o propósito de fortalecer o movimento de luta para que os direitos das mulheres sejam realmente concretizados.

A agenda é promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. O evento desta terça-feira também conta com a parceria do Coletivo Bennu e das Promotoras Legais Populares. Sob a coordenação de Claudete Camargo Pereira Basaglia — que foi orientanda de Lucila Scavone —, a atividade será divida em três encontros, marcados para 28 de março, 4 de abril e 11 de abril, sempre das 19 às 21 horas.

O acervo de Lucila Scavone

Durante a sua vida funcional na Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Araraquara, a professora e pesquisadora Lucila Scavone atuou nos campos da docência e da investigação científica voltados para as ciências sociais de modo amplo e para a sociologia de modo específico. “Foram atividades que geraram um acervo literário e documental, o qual ela manteve parte em sua sala de trabalho e parte no Núcleo de Estudos de Gênero de Araraquara (NEGAr), local onde fazia as orientações de alunas e alunos, organizava grupos de pesquisa e recebia pessoas interessadas ou que já realizavam pesquisas com temática voltada às questões de gênero. Esse acervo, que constitui importante fonte de estudos e pesquisas, foi reunido e doado pela professora Lucila ao Centro de Referência das Mulheres (CRM) de Araraquara, no momento em que ela deixou de integrar o quadro acadêmico da Universidade”, ressalta Claudete Camargo Pereira Basaglia.


Em sua trajetória nas salas de aula e nas pesquisas, a professora Lucila dedicou-se à procura de fundamentos e teorias que a ajudassem a formular a questão social das mulheres na sociologia sem deixar de enfrentar os revezes do campo científico canônico, que considerava os estudos sobre mulheres e de gênero como algo menor nas ciências sociais. “Nessa caminhada entre aulas e pesquisas, a professora manteve uma atuação vigorosa em movimentos sociais, o que a deixou em uma zona de desafios para demonstrar a relação existente entre a prática e a teoria. Foi nesse fazer que ela construiu quadros de referência para estudos e análises das teorias feministas e de gênero, os quais o Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” deseja apresentar como base para a troca de ideias entre mulheres, dada a compreensão de que não há saber mais ou saber menos, e sim saberes diferentes. Para isso, propõe-se a abertura do acervo como um primeiro passo para que ele cumpra a função social de circular além do ambiente acadêmico e constituir-se em um campo de domínio popular no qual prática e teoria se fertilizem mutuamente”, completa Claudete.

Democratização do conhecimento

Grasiela Lima, coordenadora executiva de Políticas para Mulheres, explica que a ideia é tornar acessível o conteúdo. “Tendo em vista o acervo dos livros da professora doutora Lucila Scavone doados para o Centro de Referência da Mulher no ano passado, nós pensamos em como viabilizar o acesso à população em geral e as mulheres, em particular, à essa produção, que é acadêmica, mas que também tem aspectos de uma educação popular, aspectos de pesquisas realizadas em Araraquara, que promovem um conhecimento importantíssimo para pensarmos as questões ligadas ao feminismo enquanto movimento social, enquanto teoria política, enquanto filosofia, que busca a transformação na vida das mulheres da nossa sociedade e também, dentro dessa produção, entender as linhas temáticas pesquisadas pela professora Lucila que tem muito a ver com as questões voltada aos direitos sexuais reprodutivos, a questão da maternidade e outras temáticas que são bem relevantes”, salienta.

Grasiela aponta que o conhecimento também tem papel fundamental na busca pela valorização da democracia. “Quando falamos que queremos buscar a valorização da democracia na nossa sociedade, também tem a ver com o acesso democrático ao conhecimento, e também é um conhecimento que é transformador da realidade. Então nós inauguramos o 1º Ciclo de Estudos aproveitando então desse acervo riquíssimo que nós recebemos no CRM e vamos criando a partir daí a questão de destacar o conhecimento científico que deve ser acessível a todas as pessoas, em especial às mulheres, e que possamos, a partir desses conhecimentos, buscar de fato a equidade de gênero na nossa sociedade”, acrescenta.  


Assim, a coordenadora deixa seu convite. “Convido todas para estarem presentes, principalmente as mulheres, as estudiosas, nossas acadêmicas e todas as mulheres que também não são acadêmicas, que não estudam essas questões ligadas às temáticas de gênero feminista, mas que têm interesse em aprender e conhecer a produção acadêmica da professora”, conclui.

Cronograma

Neste primeiro encontro serão apresentadas algumas perspectivas da biografia da professora Lucila Scavone, as razões que a levaram a doar seu acervo ao Centro de Referência das Mulheres, a essência do seu conteúdo, com destaque para o tema da maternidade, que foi um dos seus objetos de pesquisa e análise e será apresentado como sugestão para o início dos estudos feministas.

No segundo encontro será realizada a apresentação das mulheres participantes para que se estabeleça a troca de ideias sobre o tema da maternidade. Com base nessa troca de ideias deverá ser definido o aspecto da maternidade que será objeto de estudo no terceiro encontro. Já o terceiro encontro terá como fundamento da troca de ideias o aspecto que ficar definido pelo grupo para ser objeto de reflexão.


PROGRAMAÇÃO

28/03 – 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” – Parceria Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares
Local: CRM
Horário: 19h

30/03 – Lançamento do “Guia de Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Meninas” – Parceria Maternidade Gota de Leite/Fungota
Local: Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular
Horário: 10h

30/03 – Lançamento do livro “Dez Irmãs de Shakespeare”, de Maria Dolores Aybar Ramirez (Org.)
Local: Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”
Horário: 19h

31/03 – Entrega do Prêmio Heleieth Saffioti para Eliana Honain (homenageada de 2021) e Ana Maria Silva (homenageada 2023)
Local: Câmara Municipal
Horário: 19h

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias