sexta-feira, 1, março, 2024

2º Semana Municipal de Poesia segue até 1º de novembro

“Oficina de Escrevivência” vem sendo realizada em alguns pontos da cidade, com diversos escritores

Mais lido

A programação gratuita da II Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli – “O Poeta da Vila”, segue até o próximo dia 1º de novembro com atividades gratuitas e abertas aos interessados, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Na segunda-feira (30) à tarde, a programação da Semana de Poesia iniciou a “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência” na Penitenciária, com a participação de Willian Chacal e Sonia Guzzi. Willian Chacal é rapper, letrista, produtor cultural com mais de 3 EPs lançados, quanto Sonia Guzzi é poetisa, escritora, fundadora da Empório Inventivo, membro da Academia Araraquarense de Letras e tem 5 livros publicados.

O termo “escrevivência” traz a junção das palavras “escrever e vivência”, mas a força de sua ideia não está somente nessa aglutinação; ela está na genealogia da ideia, como e onde ela nasce e a que experiências étnica e de gênero ela está ligada, explicou a escritora e educadora Conceição Evaristo, criadora do termo.

As oficinas foram pensadas para acontecerem em lugares onde a vulnerabilidade social está instituída e institucionalizada: penitenciária, Fundação Casa, Programa Filhos do Sol e EJA- Educação de Jovens e Adultos, a fim de ampliar horizontes, palavras e liberdades. As oficinas seguem até 1º de novembro, sendo as atividades no programa Filhos do Sol e no EJA abertas a todos interessados; já na penitenciária e na Fundação Casa, as oficinas irão atender exclusivamente os internos.

Na terça-feira (31), a Oficina de Escrevivência será realizada às 14h no programa Filhos do Sol, com Willian Chacal e Cinthia Santos (preta, mãe, Doutora, bibliotecária, feminista, escritora, antirracista e membro da Academia Araraquarense de Letras).

No dia 1º de novembro, a oficina será oferecida no EJA – Educação de Jovens e Adultos, às 14h, com Dani Raphael (escritora, aquarelista, empresária e membro da Academia Araraquarense de Letras) e Lúcia Furtado (formada em Letras, poetisa, ativista cultural, redatora publicitária).

Depois, às 15h, a oficina será ministrada na Fundação Casa, com Willian Chacal e Sonia Guzzi, exclusivamente para os jovens da fundação.

Vale lembrar que a Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – “O Poeta da Vila” é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, instituída no calendário oficial do município pela Lei nº 10.452 por meio de projeto da vereadora Fabi Virgílio.

Programação:

Terça-feira (31 de outubro) – 14h – “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência”, com Wiliian Chacal e Cintia Santos

Local: Programa Filhos do Sol (Avenida Domingos de Paula, 395)

Quarta-feira (01 de novembro) – 14h – “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência”, com Dani Raphael e Lúcia Furtado

Local: EJA – Educação de Jovens e Adultos (Rua Voluntários da Pátria, 2154 – Centro)

Quarta-feira (01 de novembro) – 15h – “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência”, com Wiliian Chacal e Sonia Guzzi

Local: Fundação Casa (evento destinado exclusivamente aos jovens da fundação)

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias