sexta-feira, 1, março, 2024

Aluno de Biotecnologia da Uniara é contemplado com bolsa e se prepara para doutorado sanduíche na Bélgica

Lucas Henrique Domingos da Silva deve fazer seus estudos no exterior entre abril e setembro

Mais lido

Contemplado com uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Lucas Henrique Domingos da Silva, fará parte de seus estudos na Bélgica. Ele deve cursar o doutorado sanduíche entre abril e setembro.

Seu estudo tem como título “Hidrogel carregado com exossomos derivados de células-tronco mesenquimais de medula óssea: a perspectiva de aplicação terapêutica contra o câncer de pele”. “Trata-se de testar um novo biocurativo à base de hidrogel de alginato de sódio incorporado com exossomos para o tratamento do melanoma – câncer de pele mais agressivo”, explica Silva.

Ele conta que os resultados parciais in vitro demonstraram que o hidrogel com exossomos “é promissor contra a proliferação das células de melanoma murino, porém, ainda são necessários mais estudos para realmente se constatar o efeito inibitório do hidrogel com exossomos”.

Na Bélgica, o estudante fará sua pesquisa na Katholieke Universiteit Leuven, localizada na cidade de Leuven. “Lá, serei orientado pelo professor Pedro Fardim, que tem uma carreira internacional de prestígio, e irei realizar a produção e avaliação de hidrogéis injetáveis com exossomos em nanopartículas de pululano para aplicações na engenharia de tecidos cutâneos, utilizando os exossomos da minha tese junto com as nanopartículas do professor Pedro”, detalha Silva.

Ser contemplado com a bolsa do PDSE da CAPES é motivo de grande alegria para ele. “É uma conquista enorme. Vou realizar uma parte da minha tese em uma universidade de ponta, na Europa. É de grande valia pessoal e profissional e, além disso, vou trazer também conhecimentos para agregarem os trabalhos do nosso laboratório aqui no Brasil, e ter, de certa forma, uma parceria da Uniara com a faculdade da Bélgica”, destaca.

Na Uniara, Silva é orientado pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira. “O Lucas está indo para o terceiro ano do doutorado, e desenvolve um trabalho com exossomos, focando no câncer de pele. Ele vai a uma universidade bem conceituada da Bélgica para desenvolver novas formas de incorporação de exossomos, visando à terapia”, conta a docente.

Ela reforça que o foco principal é o tratamento do câncer de pele, “mas é um tratamento que também pode ser usado para a regeneração de tecidos e cicatrização”. “Esperamos obter resultados bem interessantes. Fiquei muito feliz com a aprovação da bolsa e a oportunidade. Com certeza isso fará uma diferença muito positiva na vida profissional e pessoal do aluno, e acarretar um grande impacto para a Uniara”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias