A oficina Chão da Capoeira, ministrada pelo bailarino pernambucano Alisson Lima, é destaque na programação da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira nesta quinta e sexta-feira (04 e 05), para alunos da manhã e da tarde.
“A Capoeira é a mais versátil das manifestações corporais populares brasileiras”, aponta Alisson. A partir da vivência que tem dela, o dançarino desenvolveu um curso em que propõe a prática daqueles seus movimentos que “conversam” intensamente com o chão.
São posições invertidas, movimentações rasteiras, contorções no plano baixo, etc. que, ligados a algumas práticas da dança contemporânea, ampliam o alcance expressivo da dança-capoeira.
Bailarino e músico, Alisson Lima iniciou sua carreira em Recife aos 14 anos, tendo vivências em danças de matrizes populares e capoeira. Foi professor na Escola Municipal de Frevo do Recife e, atualmente, ministra aulas de danças populares brasileiras no Instituto Brincante. Desde 2011 acompanha Antonio Nóbrega como bailarino e músico em seus shows.
Participou do curso de formação em Dança Contemporânea e Clássica no Grupo Experimental. Desenvolveu trabalhos solos, cujas temáticas perpassam o universo das manifestações populares brasileiras.
Foi vice-campeão (2010) e campeão (2011) no Concurso de Passista de Frevo de Recife (PE), recebeu prêmio de melhor solo e bailarino no Festival Internacional de Dança Encut (2013). Também ministrou cursos de frevo, capoeira e danças brasileiras em universidades e centros culturais nacionais e do exterior. Integrou comissões julgadoras de concursos e festivais de dança no Brasil, assim como a curadoria do Festidança (2019).
Durante 2020, trabalhou na elaboração da coreografia e preparação do corpo de baile da Abertura do Carnaval do Recife 2020; participou da 6ª Mostra Mangue Cultural; concebeu o espetáculo “Dançante” em parceria com o bailarino Antonio Meira e criou seu mais novo espetáculo solo. Em 2021, Alisson Lima foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 37 para circulação de seu solo “Ei! Quem é que te empurra?”, além de uma temporada de shows com o grupo Filpo e a Feira.
Dentre seus trabalhos mais recentes estão a circulação do projeto “O Circo Chegou”, com a Associação Raso da Catarina (ProAC Expresso LAB 49) e a concepção da coreografia do espetáculo “Eu, Rainhas”, de Rensch Reiva (ProAC LAB PE – Criação, Fruição e Difusão).