Os alunos do segundo ano do curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara, Matheus de Cordis Borghi, Julia Sonego Palma e Allan Christian Tioschi Mattos, desenvolveram a cartilha educacional “Aprendendo a investir – Uma introdução às aplicações financeiras”. O trabalho, que faz parte do Projeto de Integralização das graduações de Economia e Administração, pode ser acessado pelo Instagram – @economia_uniara.
Em nome do grupo, Borghi relata que este projeto “foi promovido pelos professores Eduardo Róis Morales Alves, coordenador do curso de Administração, e Ademil Lúcio Lopes, coordenador do curso de Economia, com o intuito de expandir a educação financeira, para desmistificar alguns conceitos e facilitar o acesso a essas informações”. “A ideia surgiu da vontade de levar a educação financeira para além da sala de aula, de forma acessível e prática”, explica.
“O tema da cartilha foi escolhido justamente com base em alguns investimentos básicos para iniciantes e assim poder aproximar um pouco mais as pessoas desse universo de investimentos. Procuramos explicar, de forma leve, conceitos como juros, inflação, reservas de emergência, cartão de crédito e formas seguras de aplicação, como o Certificado de Depósito Bancário – CDB, o Tesouro Direto e Fundos de Investimentos, tudo isso com uma linguagem simples e direta, voltada especialmente para quem não tem contato com todo esse mundo”, revela o aluno.
Borghi afirma que “este tipo de trabalho é de suma importância porque nos permite aplicar o que aprendemos na faculdade em algo útil para a sociedade”. “Acreditamos que a educação financeira é essencial para a vida de qualquer pessoa. O nosso objetivo é justamente mostrar que qualquer um pode começar a investir com pouco, mas com muita segurança”, relata.
“Desenvolver esse projeto foi uma experiência super bacana e muito válida. Além do sentimento de trazer esse conhecimento importante para as pessoas, aprendemos muito sobre como simplificar conceitos técnicos, trabalhar em grupo e pensar em como tornar o conteúdo útil para quem vai ler. Revimos conteúdos, aprendemos mais sobre o assunto e, assim, podemos ajudar outras pessoas, fazendo com que elas enxerguem um mundo que provavelmente não enxergavam antes”, afirma.
Lopes conta que “os projetos de integralização devem prestar algum benefício à sociedade”. “Neste caso é um tema pertinente aos alunos de Economia, pois a educação financeira é uma das áreas de atuação do economista e pressupõe o conhecimento de um conjunto de informações, habilidades e competências desenvolvidas no curso. A prestação de serviço é a difusão de informações e conhecimentos que são importantes na gestão cotidiana dos recursos pessoais, ajudando no controle dos gastos e evitando dívidas desnecessárias”, finaliza.
Informações sobre os cursos de Economia e Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.