Na noite de 24 de agosto, a professora Anna Maria Martinez Corrêa, aposentada da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis, recebeu em sua residência o diploma de Professora Emérita da Universidade Estadual Paulista (Unesp), concedido por aclamação pelo Conselho Universitária (CO) realizado em 28 de abril. Em razão de sua saúde frágil, ela não discursou. Mas emocionada, agradeceu a honraria. Anna Maria foi uma das idealizadoras do Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, o qual coordenou de 1987 a 2006.
Na ocasião, o Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura, Raul Borges Guimarães, representando o Reitor Pasqual Barretti, leu a ata do CO e destacou a importância do título: “trata-se da mais alta distinção dada a um docente aposentado.” Guimarães lembrou que a iniciativa partiu do CEDEM, e que o Departamento de História da FCL prontamente abraçou a sugestão.
Mário Sérgio Vasconcelos, coordenador da Coordenadoria de Permanência Estudantil da Unesp, representando o diretor da FCL, Darío Abel Palmieri, mencionou que, na formação da Unesp pela aglutinação dos antigos Institutos Isolados, o curso de História só permaneceu em Assis pela atuação da docente. “Foi um prazer ter convivido com a professora,” falou.
Representando o Departamento de História da FCL, onde Anna Maria lecionou, o docente Ivan Esperança Rocha lembrou que a laureada lançou as bases do Programa de Pós-Graduação em História da Unidade. Falou da importância do trabalho da professora para o Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura da Unidade.
A atual coordenadora do CEDEM, Maria Ribeiro do Valle, docente da FCL de Araraquara, relatou a importância do trabalho de documentação sobre a Unesp iniciado por Anna Maria, salientando que enquanto for coordenadora dará continuidade aos projetos de memória da Universidade.
Em sua extensa carreira, Anna Maria publicou diversos livros, orientou teses e dissertações. Entre suas obras relevantes destacam-se os estudos sobre a expansão do ensino superior público no interior do Estado de São, do qual resultaram os Institutos Isolados, embriões da Unesp. Essa história está muito bem relatada nos livros Unesp 40 anos e Unesp 30 anos, memórias e perspectivas, elaborados com base em suas pesquisas.
A cerimônia contou com a presença de familiares e funcionários do CEDEM que se tornaram amigos da professora.