domingo, 25, fevereiro, 2024

Ano novo

Crônica

Mais lido

Leonardo Daniel

Mais um ano chega ao fim… e como 2023 voou rápido demais, fica mais que uma impressão de que o tempo passou mais rápido… tudo muito acelerado. A modernidade liquida que tanto ensinou o grande pensador, Bauman. Parece até que o dia não tem mais 24 horas. Mas, na verdade, o tempo passa lentamente quando a gente está sofrendo. Quanto maior o sofrimento mais lento é o tempo. E o desespero é para quem não consegue mais esperar. Toda vez que começa um ano novo, podemos refletir sobre o ano que passou. É hora de tirar poeira dos armários, mudar o guarda roupa, renovar a esperança e quem sabe fazer aquela viagem cintilante? 2024 tem seus desafios, guerras se espalhando pelo mundo, atrocidades, violência é a lei de Cain.

Que tal aproveitar o ano novo para mudar sua consciência sobre você mesmo? Saber do que você gosta já é um grande passo para saber quem você é…

A vida não para. Ela não espera que saibamos quem somos, por isso, não devemos focar só na meditação (que é importantíssima); temos também que olhar para nós mesmos; nosso âmago nas suas relações sociais. Pois assim, podemos ir despertando a consciência. Pouco a pouco. O ego é o que impede o novo. Ele mata a novidade. Então, temos a tendência de repetir os mesmos erros no ano novo. Os mesmos erros, as mesmas falhas, os mesmos vícios. E caso você não consiga olhar para dentro de você mesmo; o ano novo é só no calendário.

Que tal cortar o cabelo? Que tal andar de bicicleta? Que tal experimentar um tempero diferente? Uma dieta nova… Tudo isso e muito mais, é possível de ser feito. Se você sair do automático. Não pense só no salário. Em gastá-lo. É preciso saber ter economia também.

Eu desejo para esse ano novo, que não tenhamos fome e miséria, no Brasil e no mundo. Que o mundo para de ser esgotado pela ganância que impera na destruição do planeta. Faço aqui uma oração para que os jovens não cometam os mesmos erros, de alguns erros de gerações passadas e mirem nos bons exemplos de ações e vidas dos mais velhos que mudaram o

mundo… para a paz e o amor na face do planeta Terra, a nossa casa na imensidão do universo. Eles, os jovens podem mudar o mundo. Podem salvar o planeta. Que também é deles, e eles dão sim de 10 a zero nas gerações mais antigas. Viva a juventude.

Assim, peço que o jovem coopere com sua participação voluntária e otimista no propósito de colaborar para que o mundo seja um lugar de paz, amor, beleza, felicidade para a sobrevivência da humanidade, inclusive você e seus entes queridos.

Feliz ano novo! Cheio de descobertas. Dá para unir estudo com trabalho. Feliz ano novo! Dá para sorrir diante do espelho. Fite seus olhos… o que eles dizem? Passe gelo no rosto pela manhã, assim ficará mais moço. Jogue videogame em casa. On line. Mas, se possível chame seus amigos(as) para jogarem e se reunirem em sua casa também. E, se for possível, jogue nos fliperamas. Feliz Ano Novo. Que ele venha em paz… e não esqueçam de

sonhar! Sonhem…

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias