sexta-feira, 22, novembro, 2024

Araraquara 206 anos, minha cidade, meu amor, eu te enalteço!

Artigo

Mais lido

*Fabi Virgílio

De suas terras magistrais, de nossos bairros periféricos, centrais e rurais, de nosso distrito, todo meu amor e dedicação a você.

Você que é terra indígena; que, assim como nosso país, sofreu com as ofensivas coloniais, dizimando seus indígenas e mercantilizando nossos irmãos africanos, escravizados pelos donos do café.

Você que, mesmo após esse período, ainda guarda consigo as dores e os desafios de colocar luz em partes tristes dos anos iniciais de nossa fundação, um período ainda silenciado, mas que vamos, passo a passo, superando nossos horrores e fazendo a nossa tão sonhada justiça

de reparação.

E mesmo com trechos tristes de nossa história, mesmo integrando um sistema que muitas vezes repele e exclui as pessoas, você se vocaciona em melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Exemplo disso, e que faço questão de exaltar, é que neste ano um desses programas locais aniversaria seu segundo ano e é batizado de “Filhos do Sol”, um programa emancipador de transferência de renda, educação e cultura para crianças de 12 a 21 anos vulnerabilizados pelo sistema injusto e excludente em que vivemos.

Você que quase sempre é conduzida por pessoas vocacionadas para a política e para o bem comum.

Você que está sempre em destaque! Sempre em tempo de ser referência para o mundo. Seja no passado, no presente e tenho certeza que sequenciará seu legado para o futuro.

Você que se destacou recentemente ao proteger sua população quando uma pandemia nos abalou. Tudo isso conduzido pelas mãos/coração de uma mulher, que é preciso ter seu nome sempre lembrado: Eliana Honain.

Você que viu nascer em sua terra: Ignácio de Loyola Brandão, José Celso Martinez Correa, Luís Antônio Martinez Correa, Herbert Richers, Wallace Leal Valentin Rodrigues, Paulo Mascia, Maria Helena de Moura Neves, Edna Portari, Liniker, Ekena, Fernanda Venturini, Mestre Jorge, Duo Glacial…

Você que viu florescer o Batuque de Damião”, Baile do Carmo, Coral Lysanias, Maestro Tescari, Escola de dança Iracema Nogueira…

Você que impulsiona e move tantos corações apaixonados, assim como o meu, a se dedicarem a ti da mesma forma que você se dedica a nós! Você que não é só uma cidade, mas que é nossa mais concreta figura de linguagem, dançante, instigante e sempre nos impulsionando a mais.

Você com seus ipês, bancos, ruas, praças, com destaque a nossa Praça das Bandeiras, avenidas, museus, teatro, cores, contornos, luz e amores.

Você, onde mora o sol! Você que é a cidade contemplação e admiração! Você que é sinônimo de comunidade, solidariedade, afetuosidade, história, identidade, fraternidade, caminho…

Você que guarda sob seu céu filhos e filhas tão potentes, que é tudo o que temos de melhor: nossa gente! Gente feita da mesma matéria que sonhos, como dizia o poeta. Gente que acredita, que projeta, que ama e que vive sobre o solo de nossa cidade!

Sob a proteção de São Bento, nosso padroeiro! E sobre tudo que nos une: o Amor a ti!

Araraquara, meu amor… eu te honro e te enalteço!

*Fabi Virgílio é araraquarense, poeta, escritora, ativista cultural, atriz e advogada com especialização em Direito Previdenciário e Cidades Inteligentes e Sustentáveis e vereadora pelo Partido dos Trabalhadores em primeiro mandato.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias