sexta-feira, 22, novembro, 2024

Araraquara é destaque entre municípios da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré no Programa Município VerdeAzul

O município foi o melhor classificado considerando aqueles com mais de 200 mil habitantes

Mais lido

Araraquara (13° lugar com 90,85 pontos) no programa Município Verde Azul ficou em terceiro lugar na classificação geral entre as cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, ficando atrás apenas de Lençóis Paulista (5° lugar com 94,62 pontos) e Macatuba (12° lugar com 91,03 pontos).

Considerando apenas os municípios com mais de 200 mil habitantes, a cidade foi a melhor classificada da Bacia, ficando à frente de Bauru (42° lugar com 85,16 pontos) e de São Carlos (105° lugar com 73,08 pontos), que não conseguiu a certificação. A classificação geral foi divulgada no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/verdeazuldigital/pontuacoes/).

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destacou o resultado conquistado pela cidade. “Isso mostra que estamos no caminho certo em busca da construção de uma cidade sustentável”.

Para ele, o resultado coloca a cidade em destaque na região. “Entre as cidades de maior porte, conseguimos a melhor classificação da região, ficamos atrás apenas de cidades menores como Lençóis Paulista com cerca 69.000 habitantes e Macatuba que tem cerca de 17.000 habitantes”.

Porsani ressalta que a expectativa é superar essa marca no próximo ciclo do Programa Município VerdeAzul. “Estamos trabalhando muito para melhorar ainda mais a nossa classificação no próximo ciclo”.

Ele lembra que os primeiros colocados das bacias hidrográficas recebem também o Prêmio Governador André Franco Montoro. “Trata-se de uma homenagem ao criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, embrião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios”.

Cabe lembrar que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré os municípios: Agudos, Araraquara, Arealva, Areiópolis, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Borebi, Brotas, Dois Córregos, Dourado, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibaté, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itirapina, Jaú, Lençóis Paulistas, Macatuba, Mineiros do Tietê, Nova Europa, Pederneiras, Ribeirão Bonito, São Carlos, São Manuel, Tabatinga, Torrinha, Trabiju.

O programa

O principal objetivo do Programa Município VerdeAzul é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos e critérios de avaliação: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Certificado Município VerdeAzul é concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo, reconhecendo a boa gestão ambiental municipal e garantindo à prefeitura premiada a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Araraquara havia recebido o VerdeAzul pela última vez em 2020 (ciclo 2019), quando ficou em 62º lugar e teve nota 83,82. Em 14 edições do programa estadual, criado em 2007 e com a primeira premiação entregue em 2008, Araraquara recebeu 11 certificações.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias