A coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle Paiva, representou a Prefeitura de Araraquara no “Encontro Nacional 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária”, realizado entre os dias 2 e 4 de agosto no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador-BA.
O evento, promovido pela Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, tem o propósito de celebrar as duas décadas de atuação fomentando o desenvolvimento, promovendo articulações e intercâmbio para políticas públicas no Brasil. O encontro conta com aproximadamente 300 gestores que atuam no segmento, além de organizações fundamentais na construção da Economia Solidária. A programação é composta por palestras, debates, mostras de soluções práticas e atrações culturais. O evento é destinado a gestores de políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, representantes de entidades de fomento, empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, pesquisadores e demais interessados pela economia solidária.
Camila Capacle, que também é uma das coordenadoras executivas da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, mediou nesta quinta-feira (3) a mesa “Sistema Nacional de Economia Solidária: Desafios e Perspectivas nas Políticas Públicas”, que teve como convidados Luiz Henrique Lula, Secretário do Trabalho e Economia Solidária do Governo do Maranhão; Márcia Lopes, ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Milton Barbosa, ex-secretário executivo da Rede de Gestores; e Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da UNESP. A coordenação da mesa foi de Íris Maria de Oliveira, secretária de Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte.
Ainda nesta quinta, no período da tarde, ela participou da roda de conversa “O Consórcio Nordeste e as políticas públicas de economia solidária”, com diversos secretários estaduais do Nordeste do Brasil. Além de participar das mesas e reuniões, a coordenadora também apresentou materiais sobre as políticas públicas desenvolvidas em Araraquara, como um vídeo apresentando Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) e o Programa Coopera Araraquara, além de folders com portifólio dos empreendimentos econômicos solidários incubados.
Camila comentou sobre a importância da cidade ser representada no encontro. “Araraquara participa da Rede de Gestores desde 2005. A Rede é uma grande organização nacional que realiza um trabalho importante de articulação e proposição da economia solidária. Nossa cidade é uma referência de políticas públicas municipais de economia solidária. Perceber o quanto avançamos e o quanto somos reconhecidos nos faz acreditar ainda mais no projeto potente que estamos construindo no município”, salientou.
Rede de gestores
A Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, constituída em 2003, é uma articulação de gestoras e gestores de prefeituras, governos estaduais e federal com o objetivo de promover intercâmbio, interação, sistematização e proposição de políticas públicas governamentais e atuar no fomento e desenvolvimento da economia solidária.
Em 2023, vinte anos depois, a Rede vive um momento de grande protagonismo e participação das e de grande esperança com a recriação da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) pelo Governo Federal.