sexta-feira, 1, março, 2024

Araraquara fica na 2ª posição do ranking das cidades mais seguras do país com população entre 200 mil e 500 mil habitantes

Coronel João Alberto Nogueira Júnior destaca fatores que colocam a cidade como a segunda mais segura do Brasil

Mais lido

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (6) contou com a participação do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, que falou sobre os fatores que colocam Araraquara como uma das cidades mais seguras do Brasil.

O secretário citou que Araraquara foi destaque na 2ª posição do ranking das cidades mais seguras do país com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, de acordo com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado em agosto do ano passado. O anuário foi criado com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país. “O Anuário de Segurança Pública foi feito em uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, também pelo IBGE. Eles fazem um estudo das mortes violentas, da questão dos homicídios, e esse índice fez com que Araraquara fosse considerada a segunda cidade mais segura no Brasil na faixa populacional entre 200 e 500 mil habitantes. E se considerarmos só as cidades acima de 100 mil habitantes, Araraquara foi considerada a sétima cidade mais segura do Brasil. É uma qualidade de vida”, comentou.

O Coronel João Alberto Nogueira Júnior falou ainda sobre os fatores que colocam a cidade nessa posição. “Quando se fala em segurança pública, nós não podemos ficar focados só na questão da estrutura policial, da estrutura penitenciária, prisional, do poder judiciário, Ministério Público. Segurança pública é algo mais amplo. É preciso ter políticas públicas, principalmente para aquelas pessoas que estão mais expostas à violência, com a aplicação de políticas públicas voltadas principalmente para os jovens. Outro fator importante é o combate à evasão escolar, assim como a melhoria nas questões urbanísticas, por exemplo, com espaços bem iluminados. Tudo isso contribui para que Araraquara possa se tornar uma cidade cada vez mais segura”, frisou.

Em novembro de 2023, foi realizada a Conferência Municipal de Segurança Pública, que teve como tema “Cidade segura é cidade com defesa social”, evento que teve como propósito promover um debate aprofundado em torno das políticas públicas que visam a segurança, a proteção social e o combate à criminalidade na cidade. O secretário falou sobre essa temática. “A questão da defesa social tem um conceito mais amplo, que inclusive envolve a questão da segurança pública. Ela vai muito mais além, como eu disse, da questão policial, de enxergar a segurança não só como uma questão policial, mas também a aplicação de políticas públicas voltadas para a área social. Então isso é muito importante e é algo que Araraquara tem um destaque muito importante. Araraquara tem políticas públicas voltadas a essa questão urbanística, a questão dos jovens, a questão da educação. Então isso faz com que Araraquara realmente se diferencie de muitas cidades do Brasil, do Estado, e por isso nós ocupamos essa posição importante”, acrescentou.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias