As eleições se aproximam e mais uma vez Araraquara apresenta um grande número de candidatos a deputado estadual e federal. Ao menos 17 araraquarenses já tiveram seus nomes escolhidos pelos partidos para a disputa que ocorre no próximo dia 2 de outubro.
Eles têm até o dia 15 de agosto para confirmarem as candidaturas e fazerem o registro na Justiça Eleitoral. Em 2018, vinte e cinco pessoas disputaram a eleição por Araraquara, mas somente a petista Márcia Lia se reelegeu para cumprir seu segundo mandato como deputada estadual, pois o araraquarense preferiu votar em nomes conhecidos no cenário político nacional.
Entre os 17 nomes que se apresentaram como pré-candidatos até agora, apenas quatro são mulheres. Todas vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, já que não houve candidaturas femininas para a Câmara Federal.
Houve também uma desistência entre os candidatos a deputado estadual. O Coronel Adalberto (PL) resolveu deixar a disputa alegando divergências partidárias e problemas pessoais. Ele anunciou a sua decisão pelas redes sociais.
Quem são os candidatos a deputado federal:
O bancário Tiago Pires (PCO), tem 37 anos, e disputa sua segunda eleição. Em 2020, ele foi candidato a prefeito de Araraquara e conseguiu 113 votos.
Pedro Tedde (NOVO), tem 67 anos, é engenheiro e empresário. Em 1998, Pedro foi candidato a deputado federal e, em 2008, foi candidato a prefeito de Araraquara.
Valdir Massucato (PATRIOTA), tem 61 anos, é empresário. Ele foi candidato a vice-prefeito de Araraquara na chapa de Nino Mengatti, nas eleições de 2016.
Coronel Prado (PTB), tem 55 anos, e é policial militar da reserva. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Doutor Lapena (PATRIOTA).
Delegado Elton Hugo Negrini (PRTB), tem 54 anos, foi vereador pelo PSDB na legislatura anterior à atual e é delegado da Polícia Civil.
Edson Jaspion (SOLIDARIEDADE), tem 47 anos, é empresário e vai disputar sua quarta eleição. Ele já concorreu duas vezes a vereador e uma para deputado estadual.
Veja quem são os candidatos (a) a deputado estadual:
A advogada e deputada estadual Márcia Lia (PT), tem 64 anos, e concorre ao terceiro mandato seguido na Alesp. Ela também cumpriu um mandato como vereadora de Araraquara.
Marcelo Fortes Barbieri (MDB), tem 65 anos, foi prefeito de Araraquara em dois mandatos e deputado federal por três mandatos.
Thainara Faria (PT), tem 27 anos, e cumpre seu segundo mandato como vereadora em Araraquara e é a atual vice-presidente da Câmara Municipal. Ela foi a vereadora mais votada nas últimas eleições e concorre pela primeira vez a uma vaga na Alesp.
Marcelo Roldan (PSOL), tem 48 anos, é servidor público e também foi sindicalista no SISMAR. Ele já disputou duas eleições como vereador, mas não se elegeu.
O empresário, Nelson Gritti (PTB), de 58 anos, vai disputar sua segunda eleição. Em 2020, ele foi candidato a vereador, conseguindo 316 votos.
O vigilante Ygor Fróes (NOVO), tem 23 anos, e vai para a sua primeira eleição.
O professor Augusto César (UNIÃO BRASIL), tem 49 anos, e vai disputar sua terceira eleição. Em 2018, ele foi candidato a deputado estadual e, em 2020, concorreu a uma cadeira na Câmara Municipal.
A professora Tábata Manzoli (PODEMOS), tem 36 anos, disputou uma das 18 cadeiras da Câmara Municipal em 2020, obtendo 247 votos.
Doutor Lapena (PATRIOTA), tem 57 anos, é médico e foi vereador de Araraquara por dois mandatos. Em 2020, foi candidato a prefeito e ficou em segundo lugar com 37.774 votos.
Dr. Marco Aurélio Mieto Domingues, conhecido como doutor Lelo (PDT), é cirurgião dentista e servidor municipal. Disputa a sua primeira eleição.
Wanderlene Ieda Bácaro de Brito (PL), tem 53 anos, é empresária e conhecida como Leny Bácaro. Natural de Dobrada, ela vai disputar sua primeira eleição.