segunda-feira, 27, maio, 2024

Araraquara realiza “Seminário Regional de Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento”

Com inscrições abertas até quinta-feira (25), evento acontecerá no dia 6 de maio na Casa SP Afro Brasil

Mais lido

Araraquara receberá, no dia 

6 de maio, o “Seminário Regional de Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento”. A atividade será realizada das 9h às 17h na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”. A participação é gratuita, mas é preciso fazer as inscrições até esta quinta-feira (25). O propósito é contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais e empreendedores do segmento da beleza negra.
Serão promovidas palestras sobre as estratégias inovadoras e ferramentas mais eficazes da gestão empreendedora, técnicas de procedimentos específicos para beleza negra, além da apresentação de conceitos e práticas para a conscientização da importância da elevação da autoestima para o alcance do empoderamento.

O evento é promovido pelo Instituto ABIHPEC e IRL Consult, com apoio institucional do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), Perfumaria e Cosméticos, do SEBRAE-SP e do LIDE Equidade Racial.

O projeto Beleza Negra, que existe desde 2019, tem como objetivo incentivar, apoiar e patrocinar empreendedores e proprietários de salões de beleza afrodescendentes, que ofereçam serviços para população negra. O programa é voltado tanto para quem já é empreendedor com empresa constituída, quanto para quem está no processo de abertura do empreendimento ou atuando como autônomo. Ele visa maximizar a qualidade dos profissionais e uma das principais formas de provocar essa mudança é oferecendo aos empreendedores a participação gratuita em cursos e palestras.

Dentre as ações promovidas destacam-se: a formação de empreendedores negros da área da beleza, visando seu desenvolvimento profissional e o aprimoramento de seus negócios; o apoio a pessoas negras em cursos de formação profissional no setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos; ações de promoção de uma maior representatividade de negros em cargos de direção das empresas do setor, entre outros.

Ivan Lima, CEO da IRL Consult e Presidente do LIDE Equidade Racial, falou sobre o evento. “Nosso compromisso com a capacitação e empoderamento dos empreendedores afrodescendentes da beleza é evidente nesta nova edição dos Seminários Beleza Negra. Buscamos transformar o empreendedorismo afrodescendente, promovendo excelência técnica, gestão eficaz e empoderamento individual. Este é o primeiro passo de um projeto ambicioso que visa impulsionar o crescimento socioeconômico em todas as regiões do Estado de São Paulo. Além disso, promovemos iniciativas como pesquisa para mapeamento de salões de beleza negra e eventos que refletem nosso compromisso com a comunidade afrodescendente empreendedora”, destacou.

Para Cláudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, o projeto Beleza Negra é uma ação afirmativa, com objetivo de capacitar os empresários da raça negra. “O propósito é fomentar aos empreendedores as competências, técnicas e habilidades para valorização da estética personalizada. Com isso, esperamos estar contribuindo para proporcionar igualdade de condições competitivas para profissionais e empreendedores independente dos aspectos de raça”, comentou.

Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais da Prefeitura, ressalta que o projeto Beleza Negra tem como objetivo o desenvolvimento de ações afirmativas visando a promoção de uma maior equidade e representatividade racial no setor de beleza. “O projeto nasceu da iniciativa do Conselho de Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) e com apoio do extinto Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp, suporte técnico do Sebrae-SP e coordenação do Instituto ABIHPEC, na gestão que o Ivan Lima era o presidente e eu vice. Na oportunidade, trouxemos em 2018 um projeto piloto para Araraquara e foi um sucesso. Diante disso, estamos retomando em um formato mais dinâmico num único dia, com um conteúdo muito qualitativo e com profissionais renomados. Estamos recebendo inscrições de profissionais de Araraquara e da nossa região, porém as vagas são limitadas”, ressaltou.

Todas as pessoas que forem participar obrigatoriamente deverão se inscrever no link disponibilizado, pois haverá a entrega de certificados. O link para a inscrição é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0pDlT_2XWFpf5SSkdleol_ezQ-N76JMVJ5UheZtdEnUprrg/viewform.

A Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé” fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99626-9466 e pelo telefone (16) 3322-8316.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias