quarta-feira, 29, maio, 2024

Araraquara recebe Encontro Nacional de Capoeira neste final de semana

Evento atrairá para a cidade mestres e participantes de vários estados

Mais lido

Neste final de semana, Araraquara sediará o Encontro Nacional de Capoeira, que atrairá profissionais (mestres e professores) e atletas de vários estados como Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e de várias cidades do interior. O evento, que teve início nessa sexta-feira (12), conta com uma programação de atividades neste sábado (13) e domingo (14).
O encontro é realizado pela Associação de Capoeira Sol da Liberdade em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Fundesport, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. Os eventos contam com entrada gratuita para o público, com exceção das oficinas, que terão venda de ingressos.

Eventos gratuitos
Nessa sexta-feira foi realizada uma roda livre, com entrada gratuita para o público. A atividade foi realizada na sede da Associação de Capoeira Sol da Liberdade (Acasol), na Rua Manoel Oliveira e Silva, 253, Jardim Itália.
Neste sábado, a Praça Santa Cruz, no Centro, recebe uma roda de capoeira às 9h. Também participará desse evento o projeto “Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade”, que tem levado a modalidade para praças de bairros periféricos da cidade. Às 19h, na sede da Acasol, serão realizadas apresentações culturais, seguida da Noite da Cantoria, marcada para as 20h.
No domingo (14), o Encontro Nacional de Capoeira será concluído no Ginásio Municipal “Guilherme Fragoso Ferrão”, o Ginásio da Pista, que receberá, às 9h, o Festival de Capoeira, com aulão com os mestres e medalhas de participação. O encerramento está marcado para as 11h30, no mesmo local.

Oficinas com ingressos
Cada oficina tem sua entrada ao preço de R$ 70 e também está à venda um pacote para todas as oficinas ao preço de R$ 300. No sábado, às 13h30, na sede da Acasol, será realizada uma oficina de capoeira com os mestres Buiú (São Paulo), Luizinho (Goiás) e Toni Vargas (Rio de Janeiro), além de um participante surpresa.

Participações importantes
O mestre José Gomes sobrinho, o Mestre Zezinho, falou sobre a relevância dos convidados. “Vamos receber o Mestre Luizinho, de Goiânia, que é filho do Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional na década de 1930. É muito importante para Araraquara receber um mestre como esse, assim como para o meio capoeirístico da cidade. Também temos outros mestres que são cantadores e têm suas próprias composições. São mestres consagrados que vão apresentar suas cantigas na Noite da Cantoria no sábado. Na verdade, é um show musical para capoeiristas”, explicou.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 99769-5255. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias