sábado, 6, julho, 2024

Araraquarense Fernando Leite é o mais novo gerente de futebol do Cianorte FC, do Paraná

"Nós fomos criteriosos na escolha do Fernando, pois queríamos um profissional que busca uma sequência de trabalho. Ele tem caráter e muita vontade fazer história", comenta Lucas Franzato, presidente do Cianorte FC

Mais lido

O araraquarense Fernando Leite, de 49 anos, é o mais novo gerente de futebol do Cianorte FC, do Paraná. Atualmente, a equipe disputa o Brasileirão da Série D, sendo integrante da elite do campeonato paranaense. Segundo o clube, as três principais missões da sua gestão a frente do Leão do Vale será a busca pelo título inédito do estadual na próxima temporada, bem como o acesso à Série C neste ano, além da conquista de uma vaga na Copa do Brasil 2024.

“Antes de mais nada, quero ressaltar minha alegria, satisfação e honra de ter sido escolhido pelo Lucas Franzato (presidente) e Gustavo Carmo (departamento de futebol. Dentre vários nomes analisados, ser o escolhido aumenta a minha responsabilidade. É um clube muito organizado e estruturado. Estou entusiasmado em fazer parte e deste time e torná-lo ainda mais vitorioso”, comenta.

Ex-jogador (e zagueiro) das categorias de base da Ferroviária entre 1988 e 1994, Leite hoje é especialista em Gestão Organizacional com experiência em gerência de futebol acumulada através de passagens por times do Brasil todo. Seus últimos clubes, entre 2019 a 2021, foram: Associação Portuguesa de Desportos/SP, G.E Brasil de Pelotas/RS, FC Cascavel/PR, Cuiabá/MT, Clube Náutico/PE e Floresta EC/CE.

“Nós fomos criteriosos na escolha do Fernando, pois queríamos um profissional que busca uma sequência de trabalho. Ele tem caráter e muita vontade fazer história”, comenta Lucas Franzato, presidente do Cianorte FC Lucas Franzato.

A carreira de Fernando Leite fora das quatro linhas começou no cargo de supervisor no Nacional/PR, de 2008 a 2010. Depois, nesta mesma área, passou a defender o Paraná Clube/PR, de 2012 a 2015. Um ano depois, teve sua primeira experiência como Gerente de Futebol, quando ficou à frente do Londrina/PR. Durante três temporadas, no Norte do Brasil, esteve no Paysandu/PA, onde foi Bicampeão da Copa Verde e Campeão Paraense.

NA FONTE LUMINOSA

Vice-campeão paulista de juniores com AFE em 1993, Fernando Leite foi treinado por ilustres nomes como Tota, Carlinhos Fagnani, o eterno Bazzani e também Wilson Carrasco, todos na base (infantil, juvenil e juniores). Subiu para o profissional aos 17 anos, com Vail Motta. Depois, passou por outros clubes do interior de São Paulo como Matonense e Lemense e também jogou na Suíça, onde ficou até 2002.

Nos tempos de Ferroviária, ao lado do amigo Ronaldo Marconatto.

Dupla de zaga com Ronaldo Marconatto (ex-Santos) na Locomotiva, disputou um campeonato no Japão, em 1991, ao lado de outros jogadores brasileiros atuantes no Mogi Mirim/SP. “Lembro que fui chamado na sala do presidente Parelli e fui comunicado que os japoneses haviam gostado do meu estilo de jogo e eu iria para o Torneio”. Lá enfrentaram o Sampdoria, da Italia, e o Bayern de Munique, da Alemanha. Chegaram a final, vencendo o time da casa, a Seleção de Shizuoka, por 2 a 1.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias