sábado, 6, julho, 2024

Ato em Araraquara marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids 

Ação realizada no Paço Municipal nesta quinta-feira (1º) também contou com atendimentos de saúde e atividades culturais

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara realizou na manhã desta quinta-feira (1º) um ato no Paço Municipal para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída em 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante a solenidade, a gerente do Programa IST/Aids do município, Saliane Ribeiro, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara.

Presente no evento representando o prefeito Edinho, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, ressaltou a importância do 1º de dezembro. “Hoje é uma data muito importante e que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Mais uma vez, a Prefeitura organiza este evento que integra a campanha `Dezembro Vermelho´ e promove a conscientização sobre a doença, a importância da prevenção e reforça o combate ao preconceito e à discriminação. Além de derrotar as IST, Infecções Sexualmente Transmissíveis, também precisamos derrotar o preconceito. As pessoas que convivem com o HIV e com outras doenças devem viver de forma digna, recebendo todo o acolhimento necessário pelos órgãos de saúde e pela sociedade. A Aids não tem cura, mas tem tratamento. O preconceito, sim, tem cura. E depende de todos nós.”

Damiano também destacou o trabalho das equipes de saúde, em especial de Saliane. “Quero aqui parabenizar todos da Secretaria de Saúde e das demais secretarias envolvidas nesse trabalho diário do IST/Aids, além das entidades e associações que colaboram conosco e realizam importantíssimo trabalho em Araraquara. Destaco também a pessoa da Saliane Ribeiro, gerente do Programa Municipal IST/Aids. Saliane é uma profissional de saúde exemplar e, desde 2019, atua na luta contra as ISTs e pelo melhor tratamento possível aos pacientes. É uma homenagem justíssima”.

Emocionada, Saliane agradeceu a honraria concedida por iniciativa da vereadora Filipa Brunelli (PT). A homenageada fez um resgate de sua trajetória e apresentou um balanço das ações do Programa IST/Aids, reforçando o trabalho de toda a equipe envolvida.

Saliane também reforçou o combate contra a discriminação. “Essa data é especial, a gente lembra de todos que sofrem, principalmente com o preconceito. E precisamos nos abster de qualquer forma de preconceito”.

A secretária da Saúde, Eliana Honain, lembrou que a luta contra o preconceito e a favor da garantia de direitos é diária e o Brasil é um dos poucos países que oferecem tratamento gratuito às pessoas com  HIV/Aids.

Eliana também destacou a importância do trabalho de Saliane. “Hoje o município faz um justo reconhecimento na entrega desse título à Saliane. Em nome de todos os trabalhadores da Saúde e da população, eu te agradeço pelo seu compromisso, pela sua doação ao próximo. E obrigada a todos que, diariamente, constroem o SUS em Araraquara”.

A vereadora Filipa Brunelli falou sobre a escolha da homenageada, bem como da necessidade de políticas públicas e da prevenção à Aids, além do combate ao estigma e ao preconceito. “Saliane acolhe a todos com afeto e carinho. Hoje o município é privilegiado por ter a Saliane como gestora do Programa IST/Aids”.

A mobilização seguiu ao longo do dia e contou com testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, aconselhamento, palestras, entrega de preservativos e materiais educativos, além de atividades culturais.

A ação integra a programação do “Dezembro Vermelho”, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Também estiveram presentes no evento a vereadora Thainara Faria (PT), o responsável pelo Programa Close na Prevenção, Albert Andreone, a enfermeira do ambulatório de IST/Aids do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), Marisa Marques Monteiro, e o presidente da ONG RNP+Sol, Isaías Ambrósio da Silva, entre outras autoridades.

Homenageada

Natural da cidade de Passos (MG), Saliane é enfermeira e se interessou pela área da saúde após passar por atendimento em uma unidade de saúde do seu município. Mudou-se para Araraquara em 1998 com o propósito de trabalhar na Santa Casa.

Em 2017, iniciou sua trajetória na Maternidade Gota de Leite. Também trabalhou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, no Programa da Saúde da Família (PSF) do Jardim Paraíso, no PSF do Jardim Iedda e no Hospital José Nigro Neto, em Américo Brasiliense. Em 2019, Saliane assumiu a gerência do Programa IST/Aids do município.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias