sexta-feira, 22, novembro, 2024

Ato no Paço Municipal marca lançamento da Campanha do Agasalho 2023 e Operação Inverno

Com o tema “Quem doa, também fica com o coração quentinho”, ação vai até o dia 29 de julho, último sábado do mês, com cerca de 100 pontos de coleta espalhados pela cidade

Mais lido

A Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade lançaram oficialmente a Campanha do Agasalho 2023, que neste ano tem o tema “Quem doa, também fica com o coração quentinho”. Na solenidade, realizada na noite desta quinta-feira (4), na Sala de Reuniões do Paço Municipal, com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, também foi lançada a Operação Inverno, que será desencadeada com o envolvimento de várias secretarias municipais e tem como foco principal as pessoas em situação de rua.

A campanha do agasalho segue até o dia 29 de julho neste ano, que é o último sábado do mês, em cerca de 100 pontos de coleta espalhados pela cidade, além da sede do Fundo Social de Solidariedade, que está aberta para receber doações durante todo o ano. A relação está disponível no site da Prefeitura.

Podem ser doados todos os tipos de agasalhos, cobertores, roupas infanto-juvenil, roupas masculinas e femininas, entre outros itens, desde que estejam em bom estado e lavados.

O prefeito Edinho agradeceu os presentes e as equipes envolvidas nas campanhas que estão sendo lançadas, enfatizando o envolvimento de todas as áreas do governo nas ações, que serão desenvolvidas, paralelamente, com uma mobilização mais articulada, principalmente em relação ao atendimento das pessoas em situação de rua.

“Esse é sempre é um momento de chamarmos a atenção da sociedade para os gestos de solidariedade. E tem que ser um gesto de ceder aquilo que, muitas vezes, temos apego. Por isso, é também um momento de reflexão para que a gente doe aquilo que nos serve. Quero reforçar aqui os nossos compromissos, não só com a campanha do agasalho, mas também com todas as nossas políticas públicas de demonstração da solidariedade. Elas têm que ser movidas pela empatia, que é a nossa capacidade de sentir, de vivenciar a dor do outro, sem pré-julgamentos. Se isso acontecer, certamente vamos conseguir uma sociedade muito mais justa e mais humana”, avaliou o prefeito Edinho.

Cidinha Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade, também agradeceu a todos os presentes, com destaque às entidades representadas e os parceiros da campanha, e destacou a importância das doações de peças em boas condições.

“O clima de Araraquara tem nos surpreendido ultimamente e, apesar de ainda não ter esfriado, sabemos que temos períodos de frio mais severo. Por isso, contamos com a colaboração de todos. Quem doa fica realmente com o coração quentinho. Nós que fazemos os repasses das doações, sabemos disso e é sempre importante a gente lembrar as pessoas que não nos doem o que está rasgado ou sujo. Infelizmente, no ano passado, foram arrecadadas cerca de 60 mil peças e dessas, 12 mil não tinham condições de serem doadas. A gente procura fazer o melhor para chegar nas pessoas que precisam. Por isso, é importante doar aquilo que pode ser usado de imediato. Com isso, levamos dignidade às pessoas que precisam do nosso apoio”, concluiu Cidinha.

Durante a cerimônia, as autoridades e convidados fizeram as primeiras doações de agasalhos e cobertores. Após as doações, Cidinha Silva também informou aos presentes que a Unimed estava se comprometendo a doar 200 cobertores ao Fundo Social.

Também estavam na mesa de autoridades da cerimônia o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain; o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Junior; a vereadora Filipa Brunelli, representando a Câmara Municipal, e Henrique Santos, do Grupo Viva, representando todas as entidades, associações e organizações da sociedade civil parceiras das duas campanhas lançadas. O vereador Marquese da Rádio (Patriotas) também compareceu.

Operação Inverno

A Operação Inverno que também foi lançada na cerimônia foi apresentada pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa. Ela enfatizou que a ação será realizada por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as organizações sociais e grupos voluntários. O objetivo, segundo ela, é garantir é a proteção social das pessoas em situação de rua nos períodos de baixas temperaturas.

Jacqueline reforçou o lançamento do telefone de uso exclusivo da equipe de abordagem social, por meio do qual os munícipes de Araraquara poderão acionar atendimento para pessoas em situação de rua. O telefone é o (16) 99782-3770, que estará disponível diariamente das 8 às 22 horas, com atendimento estendido em dias de alertas meteorológicos.

“Esse é um momento muito significativo. Queremos que Araraquara adote esse canal de comunicação, para que a gente possa chegar nas pessoas que precisam do nosso acolhimento e da nossa assistência”, ressaltou ela.

Segundo Jacqueline, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social vai intensificar a abordagem social com foco no encaminhamento para o Centro POP e serviços de acolhimento: Casa de Acolhida, Associação São Pio e Sacrário de Amor; inclusive, em conjunto com a equipe de saúde; e vai realizar um mapeamento dos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua para ofertar cobertores e agasalhos diante da negativa ao acolhimento. Ela também adiantou que na Casa de Acolhida haverá a ampliação do número de vagas.

Já as ações da Secretaria Municipal de Saúde incluirão testagem COVID e vacinação COVID/Gripe nas ruas e nos serviços de acolhimento, além de encaminhamentos e orientações em relação às demais necessidades de atendimento no campo da saúde.

E a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, vai ser responsável pela divulgação de alertas meteorológicos; e participar, em parceria com a equipe de abordagem social da SMADS, no encaminhamento para os serviços de acolhimento e oferta de cobertores e agasalhos. O telefone 153 também estará à disposição para que os munícipes solicitem atendimento.

A Operação Inverno também contará com a participação fundamental das instituições e organizações parceiras, incluindo Associação São Pio e Sacrário de Amor e de grupos voluntários, entre eles Assembleia de Deus Emanuel, Grupo Viva e Fundação Bento XVI. De acordo com Jacqueline, foi desenvolvido um fluxo de encaminhamento para o acolhimento a partir das ações dos grupos voluntários.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias