sábado, 15, junho, 2024

Atrasados na declaração do IR: NAF, da Uniara e Receita Federal, continua com auxílio gratuito à comunidade no processo

Serviço é oferecido de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h, no Shopping Lupo

Mais lido

Mesmo com o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda – IR, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, projeto da Universidade de Araraquara – Uniara e da Receita Federal do Brasil – unidade Araraquara, segue oferecendo gratuitamente à comunidade o auxílio no processo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h, no Shopping Lupo (rua Gonçalves Dias, 543, no Centro).

“Continuamos o atendimento, e são os mesmos documentos que a pessoa precisa levar se fizesse a declaração no período correto. A única diferença é que ela terá que pagar uma multa de R$165,74. Essa multa também pode ser de 20% do imposto devido, mas para a maior parte do público que atendemos, a multa é no valor de R$165,74 mesmo”, explica o coordenador do NAF, Ademil Lúcio Lopes.

Ele lembra que, “basicamente, o contribuinte precisa levar CPF, o informe de rendimentos, o comprovante de endereço e, se tem casa, carro ou ativos desse tipo, precisa levar, no caso do automóvel, o número do RENAVAM, e se for declarar o imóvel, precisa ter todas as informações relativas a ele, como número da matrícula do imóvel e carnê do IPTU”.

“Se a pessoa tiver dependentes, precisaremos das informações sobre seus CPFs e datas de nascimento; se pagar pensão alimentícia, CPF e data de nascimento de quem a recebe. E uma informação muito importante, que muita gente acaba não levando, é o número de conta em banco, visto que muitos têm dinheiro a receber e acabam não levando”, completa Lopes.

Além da declaração do IR, o NAF também oferece outros serviços gratuitos. “Fazemos abertura de Microempreendedor Individual – MEI, a declaração do IR do MEI e ‘puxamos’, se necessário, a DAS, que é o valor que o MEI tem que recolher todo mês. E tem muita gente que parcelou a declaração do IR – agora temos um limite ao longo dos meses -, então cuidamos dos parcelamentos de quem fez a declaração conosco”, detalha o coordenador.

O NAF é ligado às graduações de Administração e Economia da Uniara. O chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da universidade, Eduardo Rois Morales Alves, aponta que “o projeto renova a longa trajetória de compromisso da instituição com a comunidade araraquarense e regional ao prestar serviços de relevante interesse público, de boa qualidade e absolutamente gratuitos”.

Os interessados podem entrar em contato com o NAF pelo WhatsApp (16) 3397-9171. Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias