quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Banda “Chiquinha Gonzaga” é homenageada com Diploma de Honra ao Mérito 

Iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) reuniu centenas de pessoas em evento realizado no Sesc Araraquara

Mais lido

Na noite de quarta-feira (1), o Teatro do Sesc Araraquara abriu suas portas para homenagear a Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga” com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, conforme Decreto Legislativo nº 1.180/2023, de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB). 

O conjunto musical, que é coordenado desde 2014 pela servidora pública e líder comunitária Sílvia Regina Martins, tem a regência e ensino a cargo de Luizinho Silva e Guilherme Bridarolli, que fazem parte do projeto desde que eram estudantes.  

A solenidade reuniu diversos convidados, entre autoridades, familiares e amigos dos integrantes da banda, que puderam conhecer um pouco da história iniciada em 2002 e assistir a uma apresentação de músicas que fazem parte do repertório do conjunto, formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências. 

“Hoje Araraquara agradece e reconhece o trabalho dos educadores e profissionais que fazem parte da Banda Chiquinha Gonzaga, mas também de toda aquela comunidade, que acredita na educação e cultura como instrumentos de transformação social”, enfatizou Bianco. 

A deputada estadual Thainara Faria (PT), relembrou a importância do projeto na formação social e os impactos positivos na vida de todos os integrantes, que a motivou homenagear os músicos, agora na Assembleia Legislativa. “O que a Banda Chiquinha Gonzaga faz na vida dessas crianças é espetacular e, assim como a Câmara, nós também vamos entregar à banda uma Medalha de Honra ao Mérito”, antecipou. 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária de Educação Clélia Mara dos Santos, destacou em sua fala os resultados desse projeto, que tem permitido aos alunos ter contato com a arte, dança e música, favorecendo diversos processos de aprendizagem dos estudantes. 

Homenageada pelo seu empenho e anos de participação na banda, a coordenadora Sílvia Martins encerrou agradecendo emocionada o recebimento do diploma. “É muito significativo para nós esse momento de vivenciar o aplauso, o palco, essa experiência é muito enriquecedora, tanto para mim quanto para eles também. A gente está muito feliz mesmo, em êxtase.” 

Também estiveram presentes ao evento o vereador e ex-integrante da banda, Emanoel Sponton (Progressistas); a diretora da EMEF Professor “Henrique Scabello”, Sandra Aparecida de Santi e a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli. 

A Sessão Solene foi gravada e pode ser assistida a qualquer momento pelo canal da TV Câmara no YouTube.  

A Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga”  

A Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga” (BMCG) de Araraquara tem exercido papel fundamental na promoção da cultura musical e artística em nossa cidade e região. Fundada no ano de 2002, é formada por alunos e ex-alunos da EMEF Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências e atua como um instrumento de transformação social, individual e coletiva da comunidade.  

Com mais de 20 anos de existência, a banda é um dos mais longevos projetos culturais realizados pela Prefeitura Municipal de Araraquara, promovendo educação e acolhimento a centenas de jovens. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias