O 19º Território da Arte de Araraquara movimentou a frente da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa na última sexta-feira (13), quando foi realizada a primeira oficina “Banquete Antropofágico ́ ́. Nesta semana, a atividade acontece novamente e as inscrições estão abertas digitalmente. A programação é gratuita e aberta a todos interessados.
Com orientação de Tânia Mendonça e Conrado Checchi, o “Banquete Antropofágico” propõe a criação de obras a partir de elementos naturais, como frutas e sementes, além de outros materiais e recursos expressivos.
Na última semana, crianças, jovens e adultos participaram deste ateliê de criação inspirado no Manifesto Antropofágico, idealizado pelos artistas do movimento Modernista da década de 20 que propunham, simbolicamente, deglutir os valores modernos provenientes de culturas estrangeiras, ressignificando suas expressões para elaborar uma arte genuína e essencialmente brasileira.
Podem participar pessoas de todas as idades, inclusive crianças (acompanhadas de responsável maior de idade), sendo necessária a inscrição prévia pelo e-mail educativoterritorio2022@gmail.com .
O “Banquete Antropofágico” será realizado também nas próximas sextas-feiras (dias e 27 maio e 03 de junho), das 15 às 16h30, em frente à Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.
A programação do Território da Arte de Araraquara – realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura e apoio do Sesc Araraquara – conta com exposições e atividades educativas, propondo um mergulho no universo gráfico e estético inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.
Programação – No Palacete das Rosas acontece uma exposição com as obras premiadas na mostra, além de sete obras modernistas do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida. Já na Casa da Cultura podem ser conferidas 30 obras selecionadas especialmente para o Território. As visitas podem ser realizadas no horário das 9 às 17 horas, sem necessidade de agendamento.
Além das exposições, a programação também conta com um programa educativo que implica: visita às exposições com monitores, oficinas “Livro de Artista” e o Ateliê com os Guapos.
As Oficinas “Livro de Artista”, realizadas com Merien Rodrigues, serão direcionadas aos professores da rede municipal de ensino, em oficina no Sesc Araraquara nos dias: 31 de maio e 01, 02, 03 de junho, das 9 às 12 horas.
Também haverá oficina de confecção de amuletos com os Guapos, Zé Gambelli e Horacio de la Rosa, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues: no dia 20 a oficina será voltada para os educadores das Oficinas Culturais; depois, no dia 26 (quinta-feira), às 15 horas, a oficina será aberta a todos interessados e as inscrições já podem ser efetuadas.
Interessados na programação podem se inscrever pelo e-mail educativoterritorio2022@gmail.com . Toda a programação do Território da Arte é gratuita.