sexta-feira, 22, novembro, 2024

Bem-estar Animal alerta para os cuidados com os animais no calor

Previsão de temperaturas excessivas exigem uma atenção especial para proteger os bichinhos

Mais lido

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (18) um alerta de nível laranja para a onda de calor que deve atingir o Brasil até o dia 22 de setembro. Os avisos amarelos se referem a perigo potencial, laranjas são de perigo e vermelhos são de grande perigo. Eles são emitidos quando as temperaturas, neste caso as máximas, ficam pelo menos 5°C acima da média histórica do período. A previsão é de que os termômetros passem dos 40ºC e, junto com a onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar.

Por conta dessa previsão, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, alerta que alguns cuidados especiais devem ser tomados, tanto para os seres humanos quanto para os animais.

Nesse sentido, algumas recomendações auxiliarão nos cuidados e no bem-estar dos bichinhos nesse período. A primeira delas é manter o pet sempre hidratado. Para isso, é importante disponibilizar água fresca e limpa à vontade para eles, distribuir vários potes com água pela casa e adicionar cubos de gelo na água pode trazer mais refrescância. Além disso, o bebedouro deve estar posicionado em local protegido do sol. Para animais de grande porte, o mínimo recomendado são 40 litros de água por dia.

Também é importante evitar passeios e exercícios nos horários mais quentes do dia. O chão e o asfalto quente podem incitar queimaduras graves nas patas (coxins) dos pets. Também é altamente recomendado que se mantenha o animal em ambiente arejado, protegido e com sombra.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias