domingo, 25, fevereiro, 2024

Bosque “Eduardo Michetti” é entregue totalmente revitalizado

Obras no espaço de lazer no Jardim Aclimação foi uma demanda eleita pela comunidade no Orçamento Participativo

Mais lido

Em solenidade realizada no último sábado (11), o prefeito Edinho realizou a entrega das obras de revitalização do Bosque “Eduardo Michetti”, que fica na Rua Manoel Carlos Mariano Filho, no Jardim Aclimação. A demanda foi eleita pela população da região como prioridade de investimento no Orçamento Participativo.
O prefeito Edinho destacou a importância do OP para tornar realidade as obras que são eleitas como prioritárias pela população. “O bosque faz homenagem ao Eduardo Michetti, que é essa figura extraordinária que faz parte da história de Araraquara. É um bosque lindíssimo, vale a pena vir conhecer. A população dessa região se organizou, foi para a plenária do Orçamento Participativo e votou como prioridade. E como eu sempre digo, obra do Orçamento Participativo para nós é lei. A população escolhe, nós trabalhamos e realizamos. Estou muito feliz por entregar essa obra nesta região, onde a população precisava de uma área como essa”, comentou.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), elogiou a nova estrutura do espaço. “Eu fico muito feliz em fazer parte dessa entrega das obras de revitalização do Bosque Eduardo Michetti, uma conquista que reflete o poder da união e participação ativa da comunidade. Eu moro aqui perto e diariamente venho desfrutar dos benefícios dessa área revitalizada. A academia ao ar livre, a linda trilha em meio à natureza e os demais equipamentos pensados para a comodidade de todos demonstram o compromisso com a qualidade de vida dos frequentadores. A rampa nas calçadas, os bebedouros estrategicamente posicionados e as lixeiras são melhorias que são fruto da escolha consciente da população”, mencionou.
A secretária de Saúde da Prefeitura, Eliana Honain, que representou os gestores municipais na solenidade, enalteceu a homenagem à família Michetti e destacou a importância do bosque. “É extremamente importante esse ato que estamos fazendo. Quando falamos de saúde, não falamos apenas dos cuidados com a doença. Saúde é o bem-estar físico, mental e social. Quando temos uma beleza de um bosque como esse, sabemos que ele vai propiciar que as pessoas tenham saúde e isso vai melhorar tanto seu aspecto físico quanto emocional, por isso é uma grande alegria para nós”, pontuou.
A secretária de Esportes, Milena Pavanelli, valorizou a entrega do local. “Ao entregarmos este espaço, estamos oferecendo não apenas um terreno arborizado para a contemplação serena da natureza, mas também uma oportunidade para o crescimento pessoal e coletivo. Com trilhas para caminhadas e uma academia ao ar livre, proporcionamos um ambiente propício para promover a saúde e o bem-estar. Este local representa um investimento em nossa qualidade de vida, incentivando a prática de exercícios físicos em um ambiente natural e acessível a todos. Aqui, entre essas árvores majestosas, não apenas respiramos ar puro, mas também celebramos a união e o fortalecimento dos nossos laços como comunidade. Este é um lugar onde o eco dos risos vão se misturar com o sussurro das folhas ao vento. Que possamos nos comprometer a proteger e cuidar desse presente precioso que compartilhamos hoje. Aproveitem este espaço e usufruam dos benefícios que ele oferece para o corpo e a mente”, comentou.
Fernanda Michetti, filha de Eduardo Michetti, representou a família no ato e se mostrou agradecida pela homenagem. “Como filha, digo que tive o privilégio de conviver com um pai amoroso e extremamente dedicado ao trabalho, à sua família e aos demais que faziam parte de seu dia a dia. Como cidadã araraquarense, é uma alegria saber que teremos em nossa cidade esse bosque revitalizado e recebendo novos equipamentos, proporcionando à população local áreas de descanso e convivência”, ressaltou.
O bosque recebeu a instalação de uma academia ao ar livre com 10 equipamentos, novo trecho da trilha para acesso à academia em piso de concreto drenante permeável, passeio público em todo o alinhamento do lote em piso de blocos de concreto intertravado e faixa verde gramada, recomposição do piso das trilhas em pedrisco, reparos e pintura das guias, construção de uma pequena praça de chegada na esquina com instalação de bebedouro e plantio de novas árvores, além da instalação de lixeiras e construção de rampas para acessibilidade nas calçadas. Recentemente, o local recebeu também investimentos da Prefeitura na iluminação, ganhando luminárias com tecnologia led. O investimento total é da ordem de R$ 580.965,92.
Também marcaram presença na solenidade o presidente da associação dos Moradores da Região do Aclimação, Luiz Fabiano Marcondes; e os familiares do homenageado Eduardo Michetti: a esposa Francisca Regina, as irmãs Heloísa e Marina e a neta Cora.

O homenageado
O bosque do Jardim Aclimação faz, desde 2008, uma homenagem ao engenheiro Eduardo Michetti. Filho de Ignês e Bento Michetti, Eduardo Michetti era casado com Francisca, com quem teve os filhos Fernanda e Eduardo. Engenheiro civil formado pelas Faculdades Logatti, fundou a Construtora BVM em 1978. Atuou na diretoria do Clube 22 de Agosto, participou de todas as diretorias do Sincomercio em diversos cargos (inclusive presidente), foi vice-presidente da Acia, diretor da Fecomercio, organizador da Feira da Bondade da Apae e um dos criadores da Facira, sendo eleito seu primeiro presidente.
Profissional brilhante e uma das personalidades mais expressivas de Araraquara, deixou como exemplo seu caráter, bondade, solidariedade, dedicação e amor incondicional à família e ao cuidado com as pessoas. Deixou como legado sua enorme vontade de vencer e de colaborar para a vitória do próximo. Foi um amoroso filho, marido e pai. Eduardo faleceu precocemente aos 52 anos, em 14 de janeiro de 2006, deixando muita saudade aos amigos e familiares.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias