segunda-feira, 27, maio, 2024

Câmara homenageia Hélio José de Paiva com título de Cidadão Araraquarense

Honraria foi proposta por Paulo Landim (PT) em reconhecimento por trabalho voluntário realizado em favor dos idosos do município

Mais lido

Hélio José de Paiva recebeu na última sexta-feira (5) o título de Cidadão Araraquarense, em Sessão Solene realizada na Câmara, como reconhecimento ao trabalho voluntário realizado há quase duas décadas em prol dos idosos, especialmente no Asilo São Francisco e no Conselho Municipal do Idoso.

O vereador Paulo Landim (PT) foi o autor da homenagem, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), do ex-presidente do Asilo São Francisco, José Alberto Santarelli, das Irmãs Missionárias Servas do Senhor, além de familiares, amigos e integrantes de Lojas Maçônicas.

“Eu fico muito feliz em prestar essa homenagem ao Hélio, que é um verdadeiro exemplo de dedicação e comprometimento com a comunidade. Quando olhamos para a sua trajetória, vemos não apenas um profissional exemplar, mas também um ser humano que dedicou a sua vida a servir ao outro”, justificou Landim.

Santarelli, que foi o responsável por indicar Paiva ao trabalho administrativo no asilo iniciado em 2008, relembrou outras qualidades do homenageado, que, na opinião do antigo presidente do lar de idosos, pode ser definido como “bom um pai, um bom filho, um bom marido e um avô coruja”.

O representante do chefe do Executivo também destacou a participação do agora Cidadão Araraquarense no Conselho Municipal do Idoso, do qual é integrante desde 2017 e há pouco tempo se tornou presidente para um mandato de dois anos. “Ele está sempre comprometido em trabalhar e participar das discussões, fazendo o acompanhamento e monitoramento das políticas públicas voltadas para a população idosa”, afirmou.

Ao final da solenidade, o homenageado agradeceu pelo carinho recebido e se emocionou ao relembrar as histórias vividas a partir do momento em que aceitou a missão de ser voluntário no asilo, em um trabalho diário voltado para proporcionar um atendimento digno a pessoas que, muitas vezes, não têm nenhum suporte familiar.

“Minha recompensa foi ver a felicidade e a paz daqueles jovens de ontem, que, de alguma maneira, puderam sonhar novamente. O principal desafio agora é a criação de futuros dirigentes, com ideias e soluções inovadoras, mas que tenham o mesmo espírito de dedicação,” finalizou Paiva.

Sobre o homenageado

Hélio José de Paiva nasceu em Assis (SP). Quando estava com quatro anos de idade, sua família se mudou para Jales (SP), cidade onde foi criado. É casado com Rosangela Braga de Paiva, com quem tem três filhos e cinco netos. Tem formação em Técnico em Contabilidade, é graduado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr – Unesp) e especializou-se em Gestão de Negócios, com MBA em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

Conhecido como um homem de muitos talentos e realizações, fez carreira no Banco do Brasil, instituição na qual trabalhou por 31 anos, e foi docente na Universidade Corporativa do Banco do Brasil e na Faculdade de Administração de Itápolis, além de atuar como consultor de empresas.

Aposentou-se em 2007, quando decidiu estabelecer residência em Araraquara e começar seu trabalho voluntário no Asilo São Francisco em conjunto com outros membros da maçonaria. Naquele momento, o lar de idosos passava por dificuldades financeiras, e Paiva foi indicado por José Alberto Santarelli para iniciar um trabalho administrativo que transformaria os rumos daquela casa.

Em 2017 tornou-se membro do Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, onde também atua de forma voluntária e, em 2024, foi escolhido presidente do conselho para a gestão que terminará em 2026.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias