quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea acontece nesta quinta (30)

Ação será realizada das 9h30 às 14h, na Unip, que fica na Av. Alberto Benassi, 200, Parque Laranjeiras

Mais lido

Nesta quinta-feira (30), entre 9h30 e 14h, Araraquara receberá uma campanha de cadastro de doadores de medula óssea. A ação, que à princípio seria sediada na ETEC “Anna de Oliveira Ferraz”, a Escola Industrial, teve uma alteração e será realizada na unidade da Unip, que fica na Av. Alberto Benassi, 200, Parque Laranjeiras.  A campanha, neste ano, foi idealizada pelos alunos do curso técnico em enfermagem da Etec de Araraquara e será realizada com o apoio da Unip e da Prefeitura Municipal de Araraquara.

A campanha de cadastramento de doadores de medula óssea é uma iniciativa do Instituto Nacional de Câncer “José Alencar Gomes da Silva” (INCA), do Rio de Janeiro, e os cadastros realizados integrarão o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O transplante de medula óssea é indicado para leucemia e outras mais de 70 doenças. A chance de ser compatível é de um a cada 100 mil pessoas, ou seja, o Redome precisa do maior número possível de cadastros para fazer a diferença e ajudar qualquer pessoa no mundo que esteja precisando de um transplante de medula.

Para o cadastro, é necessário apenas a pessoa ter entre 18 e 35 anos, não ter doença infecciosas, não ter tido câncer, levar um documento com foto (se possível, com o cartão SUS), fazer um cadastro com os dados pessoais e tirar apenas 10ml de sangue para verificar a compatibilidade. Será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, que será analisada por exame para a determinação do tipo HLA (que identifica suas características genéticas) e depois esses dados serão incluídos no Redome.

Após cruzarem dados de doadores e pacientes, sendo identificada uma possível compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação. Antes de realizar o processo da doação, outros exames e avaliação clínica são realizados.

Hemonúcleo também faz o cadastro

Outra opção para os interessados em integrar o cadastro de doadores de medula óssea é o Hemonúcleo Regional de Araraquara, vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp e que é um dos pontos cadastrados no Redome.

O Hemonúcleo fica na Av. da Saudade, 58, entre as Ruas Expedicionários do Brasil e Humaitá, no Centro. O telefone para contato é o (16) 3301-6102.

Mais informações sobre o cadastro de doadores de medula óssea podem ser encontradas no site www.redome.inca.gov.br/

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias