quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Carnaval da Paz e Cidadania 2024 começa neste sábado (10)

“Bloco Zinho” e “Unides do Vale” abrem a folia dos blocos neste sábado

Mais lido

Uma programação intensa marca mais uma edição do Carnaval da Paz e Cidadania, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Sob o tema “Araraquara unida e cheia de alegria”, a folia tem início neste sábado e segue até terça-feira, de 10 a 13 de fevereiro, com blocos carnavalescos de rua, shows musicais, DJs e desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel, além da festa no Parque Pinheirinho, Av. Bento de Abreu, Bueno de Andrada e Assentamento Monte Alegre.

Também, a programação conta com a animação da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2024, com: o Rei Momo (Adriano Quintilho Silva), a Rainha do Carnaval (Fabíola Alves Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Nogueira Matos), a Rainha do Samba (Aline Francisca dos Santos), a Princesa do Samba (Ingrid Paola Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Schar). O grupo recebe a chave da cidade do prefeito Edinho Silva na sexta-feira (09), às 19h, no Palacete das Rosas, sede da Secretaria da Cultura e Fundart, localizado ao lado da Prefeitura de Araraquara.

O primeiro dos quatro dias oficiais de folia começa neste sábado, 10 de fevereiro, com o “Carnaval nos Territórios” no São Rafael, às 10h, no CEU das Artes. Às 15h, a festa chega ao Parque São Paulo, na Praça do Futuro. O “Carnaval nos Territórios” conta com a presença da Carreta da Alegria e recreação infantil com grupo Ha Ha Ha, além de pipoca, algodão doce e pula-pula para as crianças.

O “Carnaval de Bueno de Andrada” será realizado a partir das 16h, na Av. Dr. Nilo Rodrigues da Silva, com apresentações do DJ Bogé, grupo Mania de Samba e Bateria Puro Balanço, da Mancha Araraquara.

DJ Bogé – filho do Bogé da Estrela de Vila Santana – apresenta sua boa música, agora marcada pela festa popular do Carnaval, com samba enredo antigos, marchinhas e axé.

O Mania de Samba, grupo criado em 2004, leva ao Carnaval de Bueno, marchinhas carnavalescas, sambas e sambas de enredo. Donos de um estilo próprio e prestando homenagens incríveis aos maiores ícones da música brasileira, os músicos são uma referência no gênero e tem uma vasta experiência acompanhando grandes nomes do samba nacional. O quinteto chega com: Carrapicho Rangel (violão), Gilson Carvalho (surdo), Saimon Jonathan (pandeiro), Arthur Gonçalves (bateria) e Júnior Barros (vocal).

A Bateria Puro Balanço, da Mancha Araraquara, comanda o ritmo do Carnaval com muita animação em Bueno, envolvendo os participantes da comemoração em uma grande celebração.

Às 17h começa o “Carnaval na Praça das Bandeiras”, com o grupo Bloco da Lira. No mesmo local, os foliões também se divertem com o Bloco Zinho, que tem saída programada para as 18h.

O grupo Bloco da Lira teve início em 2010 inspirado nos trios elétricos baianos. Tem na formação instrumental guitarra, baixo, bateria, percussão, teclado, sax, trompete e vocais. No repertório tem frevo, axé e marchinhas de Carnaval em ritmo acelerado. No elenco 2024: Lu Mani (vocais), André Peres (guitarra/vocal), Anderson Senapeschi (baixo), Guilherme Bridarolli (bateria/percussões), César Alves Marélo (bateria/percussões) e Luizinho Silva (trompete/teclado/direção musical).

O Bloco Zinho realiza um grande Carnaval popular e democrático na Praça das Bandeiras, ao lado do Bar do Zinho, desde 2018, e já chegou a reunir quase 10 mil pessoas em um único dia na retomada desta festa em 2023. O bloco faz sua festa no sábado de Carnaval e não tem idade para quem quiser brincar: famílias inteiras participam da festa, inclusive crianças. Vale destacar que, com a oficialização do Bloco Zinho, toda uma programação acabou sendo criada na Praça das Bandeiras durante todos os dias de Carnaval. Apesar do Bloco Zinho se concentrar no sábado, o CarnaZinho tem programação todos os dias, de sábado a terça-feira, com 3 noites de Carnaval e uma noite de rock, na segunda-feira.

Às 19h30 é a vez do Bloco Unides do Vale sair às ruas, com concentração às 17h na Praça da Independência, no Centro. O cortejo em direção à Avenida da Saudade está previsto para sair às 19h30, com a participação de nomes artísticos da cena LGBTQIA+. Criado em 2018 e realizado pelo Coletivo Mais Plural, o Unides do Vale surge com a proposta de um carnaval inclusivo e com uma linguagem artística criada através da cultura LGBTQIA+. Em sua 4ª edição, o bloco ocupa as ruas com muita alegria, diversidade, empoderamento e amor. O bloco, além de ser uma grande festividade, é um ato de resistência, um grito de resiliência, pela vida e pela difusão da cultura de grupos marginalizados cotidianamente. Para esta festa da cena LGTBTQIA+, estão garantidos: funk, axé music, afoxé, samba, pop, drag music, electro, dance e latina.

Ainda à noite, a partir das 20h, a Prefeitura realiza o “Carnaval do Monte Alegre”, no Barracão do Assentamento Monte Alegre III, com DJ Magrão e Sueli Banda Show. DJ Magrão apresenta repertório de músicas animadas, enquanto Sueli Banda Show segue com músicas variadas, atendendo diversos públicos, com foco em músicas atuais e marchinhas de Carnaval.

Toda a programação é gratuita. Vale destacar que é proibida a entrada com garrafas de vidro ou qualquer outro material cortante nos espaços da festa. A programação completa do Carnaval da Paz e Cidadania 2024 pode ser acessada no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias