sábado, 6, julho, 2024

Casamento LGBT marca Dia da Visibilidade Trans em Araraquara

Familiares e amigos do casal Sérgio Caires e Valter Moretti comemoraram a vitória do amor sobre o preconceito

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

O último final de semana ficou marcado pelo casamento homoafetivo entre o jornalista Sérgio de Caires Pinheiro e o estudante Valter Moretti Júnior. A confirmação da relação homoafetiva, agora registrada em cartório, mostra que o amor triunfou sobre o preconceito e o desrespeito às diferentes formas de relacionamentos amorosos.

Felizes com o matrimônio, os noivos reuniram parentes e amigos em um almoço logo depois do casamento no Cartório de Registro Civil e, em seguida, seguiram em viagem de ‘lua de mel’. “Exercer esse direito é muito importante para a sociedade entender que a nossa relação não está ligada apenas ao sexo, mas ao amor, e o amor não escolhe gênero sexual. Isso é muito importante para a gente mostrar para a sociedade que temos os mesmos direitos do casal heterossexual”, ressalta Sérgio.

Entre os padrinhos estavam figuras ilustres de Araraquara como os vereadores do PT, Paulo Landim e Felipa Brunelli, além da secretária de Saúde, Eliana Honain e o prefeito Edinho Silva (PT).

Direitos fundamentais

Para Felipa, que é a primeira vereadora trans de Araraquara, o casamento entre pessoas LGBTQ+ é um direito fundamental da sociedade que todas as pessoas têm. “Sou suspeita para falar enquanto pessoa LGBT, enquanto militante da causa, ver pessoas LGBT consolidando esse direito que foi tão duro para conseguirmos, essa conquista desde que o Conselho Nacional de Justiça estabeleceu esse direito das pessoas homossexuais se casarem, a gente vem exercendo esse direito fundamental da sociedade. Eu desejo muitas felicidades para o casal e lembro que nós, pessoas LGBTs, só buscamos os direitos que já são garantidos às outras pessoas, nada além disso”, falou a vereadora à reportagem do O Imparcial.

Sociedade contra o preconceito

Para o prefeito Edinho Silva, o casamento entre pessoas do mesmo sexo mostra que estamos vivendo um momento importante da nossa cidade. “Eu penso que estamos vivendo um momento importante da vida da nossa cidade, do nosso Estado e do Brasil, porque isso mostra que estamos construindo de fato uma sociedade que está derrotando a discriminação e a pior de todas as doenças que é o preconceito, que estamos derrotando uma forma de exclusão, onde a sociedade escolhe quem ela aceita. Esse é um ato efetivamente afirmativo de reconhecimento dos direitos humanos, dos direitos civis, da construção de uma sociedade que de fato seja igualitária e humana. Eu estou muito feliz de estar participando desse momento”, destacou Edinho à reportagem.

Visibilidade trans

Em 29 de janeiro de 2004 houve o lançamento da campanha ‘Travesti e Respeito’, que foi um marco histórico na luta por reconhecimento de transexuais e travestis no Brasil. Desde então, neste dia, passou a ser celebrada a existência, a resistência e a luta dessa comunidade, conhecido como o ‘Dia da Visibilidade Trans’. Na última semana, a Prefeitura de Araraquara realizou uma série de ações visando chamar a atenção para o assunto, que contou com várias lives com transmissão pela página da Prefeitura no Facebook.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias