Após receber diversas reclamações em seu gabinete sobre a necessidade urgente de reformas no Centro de Educação e Recreação (CER) “Antônio Tavares Pereira Lima”, no Jardim Pinheiros, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a reforma da unidade.
“É importante proporcionar um ambiente adequado e seguro para o ensino e a aprendizagem dos alunos. É necessário garantir a qualidade das instalações escolares para o pleno desenvolvimento das atividades educativas”, entende o parlamentar.
No documento, ele perguntou se existia um cronograma detalhado da reforma; quais seriam as etapas previstas; qual seria a data de previsão de entrega das obras; qual o orçamento total destinado à reforma e como esses recursos seriam alocados; e quais seriam as principais melhorias e mudanças previstas no projeto de reforma.
Em resposta, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que o cronograma está em análise técnica. “O início da obra ocorrerá a partir do trâmite regular de juntada de documentação, abertura e homologação do processo licitatório. A previsão de duração da obra respeitará o cronograma físico-financeiro desenvolvido por empresa de engenharia especializada”, explicou.
Segundo a chefe da pasta, a previsão de entrega das obras é de 120 dias a contar da ordem de serviço. “Conforme Termo de Compromisso com o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], a obra está orçada em R$ 1.526.267,54.”
Encerrando, Clélia detalha que a reforma do CER “Antônio Tavares Pereira Lima” inclui adequação dos ambientes internos com substituição de pisos e revestimentos, reforma da Classe Intermediária, reforma da cozinha, reforma dos sanitários infantis e de funcionários, criação de sanitários acessíveis e reforma do lactário e fraldário.
“A reforma do CER ‘Antônio Tavares Pereira Lima’, no Jardim Pinheiros, é uma necessidade urgente, e após as reclamações que recebemos de moradores, é fundamental que a Prefeitura preste mais esclarecimentos sobre o cronograma e a execução das obras. Embora a Secretaria da Educação tenha informado que a previsão de entrega é de 120 dias após a ordem de serviço, ainda há um longo caminho até a conclusão. A transparência em relação ao andamento das obras e a utilização dos recursos destinados a essa reforma são fundamentais para garantir que a comunidade tenha acesso a uma infraestrutura escolar de qualidade. Continuaremos acompanhando de perto esse processo para que não haja mais atrasos e que as melhorias prometidas se tornem realidade o quanto antes para os alunos e professores”, pontua o vereador.