quinta-feira, 21, novembro, 2024

Choro das Águas apresenta duas oficinas de arte para crianças neste domingo (4)

Oficinas infantis oferecidas são de “introdução à percussão afro-brasileira” e “Monotipia”

Mais lido

Domingo (4) é dia de arte na Praça do Daae – Fonte Luminosa, com a programação do Choro das Águas! “Oficina de introdução à percussão afro-brasileira” coordenada por Julio Fabiano e “Oficina de Monotipia para Crianças” com a artista visual Liz Under estão no programa realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, a partir das 16 horas e tem entrada gratuita.

O artesanato é outro destaque da programação e abre as atividades às 16 horas, com a feira que reúne trabalho manual de vários artistas e empreendedores. Produtos diversificados são oferecidos com preços acessíveis e com um capricho especial das artesãs participantes. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e ótimas opções de presentes.

Também às 16 horas haverá a primeira recreação infantil, com a “Oficina de introdução à percussão afro-brasileira”, coordenada por Julio Fabiano. O músico conta que serão trabalhados instrumentos de grande valor para cultura e que expressam sonoridades singulares, como: agogô, pandeiro, triângulo e ganzá. Também, a percussão corporal, em que se pode perceber que é possível fazer música com nosso corpo, ganha destaque na oficina. Assim, instrumentos e corpo humano serão trabalhados de forma lúdica, com exercícios de coordenação motora e pulsação rítmica.

Depois, às 17 horas, é a vez da segunda atividade: a “Oficina de Monotipia para Crianças” com a proposta de promover uma experiência de confecção de um trabalho em gravura fazendo uso de materiais atóxicos, lúdicos e encontrados no cotidiano e na natureza. Facilitada pela artista visual Liz Under, a oficina propõe o uso de materiais como cotonete, folhas de árvores, flores, recortes de revistas, tecidos e palitos de madeira, além de dar a possibilidade ao participante de criar sua própria tinta gráfica, especial para gravuras e de conhecer o método manual de transferência de imagem para o papel, utilizando uma colher de madeira.

A Monotipia é um tipo de gravura que resulta em apenas uma única cópia (“mono” = um, único), diferente de outros tipos de gravura, como a xilografia, que é capaz de fornecer mais de uma cópia impressa. Nesta técnica tintas e pigmentos são dispostos sobre uma superfície lisa, por exemplo uma chapa de acrílico. Depois que a tinta é espalhada com um rolinho de pintura, a superfície já pode receber sua interferência artística, sendo “limpa” ou “raspada” para a criação de formas e imagens, para que, no final, seja transferida para um papel.

A Praça do Daae – Fonte Luminosa está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias