quinta-feira, 18, julho, 2024

Ciesp Araraquara celebra 70 anos de história e inovação

Ao longo do tempo, a entidade, que engloba 17 municípios, vem se posicionando como um pilar fundamental para o crescimento econômico regional

Mais lido

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – regional Araraquara comemora em 20 de fevereiro sete décadas de contribuição fundamental para o desenvolvimento industrial da região. Fundada em 1954, a entidade tem sido um pilar essencial para o crescimento econômico, representando e defendendo os interesses das indústrias locais.

A história do Ciesp Araraquara remonta à década de 50, uma época marcada pelos “Anos Dourados” no Brasil, impulsionada por avanços tecnológicos. Nesse cenário, a terceira delegacia do Ciesp foi criada em Araraquara, tornando-se um vetor crucial para o fortalecimento do parque industrial do estado.

A regional abrange Araraquara e mais 16 municípios. Com um quadro associativo diversificado, que vai desde indústrias de aeronaves e aparelhos espaciais até têxteis e preparação de produtos hortícolas, a regional destaca-se em diversos segmentos, evidenciando o potencial econômico local.

Bruno Franco Naddeo, diretor titular do Ciesp Araraquara, explica que a entidade promoveu a modernização nos métodos e na mentalidade do setor, fazendo da indústria o motor fundamental do país, aquecendo a economia e transformando a vida das pessoas.

“Em Araraquara e região não foi diferente. Ao longo dos anos, o Ciesp se destacou como um farol para os empreendedores locais, abraçando a inovação e liderando a transição para a indústria 4.0”, ressalta Naddeo. De acordo com ele, a entidade não apenas representa, mas também é um núcleo onde líderes articulam esforços para impulsionar a sociedade.

Perspectivas e Desafios para o Futuro

Ao completar 70 anos, o Ciesp Araraquara traça perspectivas ousadas para o futuro. “O objetivo é fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento mercadológico dos nossos associados, especialmente em um ano promissor que deverá alicerçar a recuperação econômica. O tempo e a evolução não param nunca, e nossa jornada continua”, afirma Helton Ramos da Silva, 1° vice-diretor do Ciesp Araraquara.

A regional de Araraquara não apenas representa as indústrias locais, mas também desempenha um papel ativo na busca por políticas industriais de curto, médio e longo prazos. O 2° vice-diretor do Ciesp Araraquara, Ademir Ramos da Silva destaca o apoio a projetos significativos, como a Jornada de Transformação Digital, as Rodas de Conversas e o programa “Alimentar o Futuro”, focado em segurança alimentar infantil.

Frente às projeções de mudanças globais até 2040, o Ciesp Araraquara destaca seu comprometimento com os princípios ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). A entidade está focada em fortalecer toda a cadeia, com ênfase na política ambiental, social e de governança.

Com a confiança crescente na indústria, evidenciada pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial, a entidade reafirma seu compromisso de impulsionar a competitividade e contribuir para o crescimento econômico do Brasil.

 “A existência do Ciesp é indispensável, e é imperativo que nos unamos para impulsionar a realização de iniciativas. Estamos dedicados a encontrar estratégias para fortalecer ainda mais as indústrias da região”, finaliza Naddeo.

Para mais informações sobre o Ciesp Araraquara e suas atividades, visite o site oficial: regional.ciesp.com.br ou entre em contato pelo telefone (16) 3322-1339.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias