quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Cinema Inclusivo exibe “Wish”, no Cine Lupo

Exibição é neste sábado (20), às 15h, com ingresso gratuito para pessoas com deficiência; acompanhantes pagam meia

Mais lido

O Cinema Inclusivo exibe neste sábado (20), às 15h, no Cine Center Lupo, em Araraquara, o filme “Wish” em uma sessão adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

O Cinema Inclusivo é uma ferramenta que valoriza a diversidade e promove a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas. Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos. 

Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo Aldo Pavão Junior, conta que, entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido.

A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência. A apresentação é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

“Ao promover acessibilidade e inclusão com o Cinema Inclusivo, a cidade reforça seu compromisso com diversidade e igualdade. A lei municipal por iniciativa da vereadora Fabi Virgílio veio para garantir maior acessibilidade e é uma iniciativa crucial, capaz de unir comunidades e abrir novos horizontes para diversos públicos”, aponta.

Magina na tela

Animação que marca o centenário da Disney, “Wish” conta a história de Asha, de 17 anos, uma otimista com uma inteligência afiada que se preocupa infinitamente com sua comunidade. Em um momento de desespero, Asha faz um apelo apaixonado às estrelas, que é respondido por uma força cósmica, uma pequena bola de energia ilimitada chamada Estrela. Juntos, elas enfrentam o mais formidável dos inimigos para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de um humano corajoso se conecta com a magia das estrelas coisas maravilhosas podem acontecer.

Vale ressaltar que no Cinema Inclusivo, no Cine Center Lupo, o ingresso é grátis para pessoas com deficiência, enquanto os acompanhantes pagam meia-entrada. O Shopping Lupo está localizado na Rua Gonçalves Dias, número 543, no Centro de Araraquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias