A região de Ribeirão Preto receberá seu primeiro outlet: o Santa Maria Outlet, uma iniciativa do Grupo Pereira Alvim. Com 29 anos de credibilidade, o grupo – que é reconhecido por sua atuação no ramo da construção civil, hotelaria, gastronomia e espaços de negócios e eventos – agora diversifica seus negócios para o setor de varejo, a partir de um investimento de R$ 300 milhões.
Com localização privilegiada, às margens da Rodovia Anhanguera, em Cravinhos, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto/SP, o empreendimento reunirá cerca de 100 lojas de marcas nacionais e internacionais e deve ficar pronto até o final de 2024. Seu lançamento oficial foi realizado nesta quarta-feira (12), em Ribeirão Preto/SP.
“O Grupo Pereira Alvim tem no DNA a diversificação de negócios, atuando no ramo da construção civil, hotelaria, gastronomia e espaços de negócios e eventos. Assim, o outlet é mais um empreendimento criado, que está saindo do papel, depois de um planejamento de mais de 10 anos”, revela o presidente do grupo, José Roberto Pereira Alvim.
Tendência mundial
O presidente do Grupo Pereira Alvim reforça que os outlets são uma tendência mundial e um novo conceito de compras. “São excelentes oportunidades para as grandes marcas venderem seus produtos diretamente ao público com preços acessíveis. Assim, nesse contexto de transformação, é um orgulho apresentar esse empreendimento”, destaca.
Em obras desde o ano passado, o Santa Maria Outlet ocupará uma área de 120 mil metros quadrados, sendo 37 mil metros quadrados de área construída e mais 1,8 mil vagas de estacionamento. Com formato “open mall”, o empreendimento terá praça de alimentação e a presença de marcas como Nike, Adidas, Reebok, Calvin Klein, Diesel, Coach, Original Penguin e The North Face, além de outras grifes famosas com preços acessíveis.
Após a inauguração, o Santa Maria Outlet deve gerar mais de 1 mil postos de trabalho diretos e se tornar um ponto de encontro regional com um grande mix de lojas.
Ainda de acordo com José Roberto Pereira Alvim, o Santa Maria Outlet irá aproximar toda a região e potencializar a valorização e expansão de Cravinhos e Ribeirão Preto. “Encontra-se próximo da zona sul de Ribeirão Preto, com fácil acesso e excelentes condições de visibilidade, conectividade e entretenimento”, frisa o empresário.
Glauco Humai, presidente da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Center), explica que a chegada de um outlet traz inúmeros benefícios à região. “O setor de outlet vem crescendo ano a ano e se destaca por oferecer preços reduzidos o ano todo. Além disso, a chegada do empreendimento promove uma valorização imobiliária de 80% e um crescimento de 67% nos empregos”, enfatiza.
Ainda segundo dados da associação, diferentemente do shopping tradicional onde a visitação é de passagem, o outlet é um centro de compras de destino, em que 80% do público vai com a intenção de comprar. Ademais, sua abrangência, em regiões turísticas, atende a um raio de até 150 km.
Pujante e estratégica
Segundo José Roberto Pereira Alvim, o grupo resolveu mais uma vez investir na região devido aos dados socioeconômicos, de qualidade de vida e por sua localização estratégica no estado de São Paulo.
“Estamos em uma região com forte presença do agronegócio, referência em saúde, ensino e pesquisa, cultura, empreendedorismo e inovação. Temos uma economia pujante e o Grupo Pereira Alvim se orgulha em contribuir com esse desenvolvimento”, destaca o presidente.
Considerada o maior corredor financeiro do País, a Rodovia Anhanguera registra um tráfego de 1 milhão de veículos de passeio por mês. O PIB (Produto Interno Bruto) regional, que em 2022 chegou a R$ 83,4 bilhões, segundo a Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), está entre os maiores do Brasil, graças a um polo tecnológico e industrial moderno e um setor de comércio e serviços que representa mais de 80% de sua economia.
“Somado a isso, a macrorregião de Ribeirão Preto agrega uma população de quase três milhões de habitantes, potenciais consumidores para o Santa Maria Outlet. Prova disso é que a nossa previsão é o outlet alcançar um faturamento anual de R$ 280 milhões”, conclui José Roberto Pereira Alvim.
Atualmente, o Brasil conta com 16 outlets em operação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e outros sete com previsão de inauguração. Somente no estado de São Paulo há seis em atividade e o Santa Maria Outlet será o primeiro na macrorregião de Ribeirão Preto.