A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade de Araraquara – Uniara tornou sua avaliação institucional semestral. De acordo com o coordenador da CPA, Celso Andretta Junior, essa avaliação consista na coleta de dados estatísticos sobre a percepção de alunos, professores e colaboradores quanto à satisfação perante os processos e recursos utilizados no ambiente educacional.
“Estes dados são coletados principalmente por meio de questionários, que são disponibilizados na Uniara Virtual e, a partir deles, são construídos indicadores – gráficos e relatórios – que permitem aos gestores conhecerem pontos fortes da instituição, além de elencar pontos a serem melhorados”, relata ele.
Andretta conta que a avaliação institucional, “além de permitir uma cultura de melhoramento constante do nosso ambiente educacional, oferece continuamente orientação estatística aos gestores, que podem alocar recursos de maneira que sejam bem aproveitados – por meio de ações mais assertivas que agregam valor de forma mais ágil e perceptível”. “Um ponto importante a destacar é que todo o diagnóstico produzido pela CPA é também utilizado pelas comissões externas de avaliação – INEP/MEC – nas ocasiões de visitas de reconhecimento de cursos e de credenciamento institucional”, ressalta.
Em relação à semestralidade do processo – até então, eram avaliações anuais -, o coordenador conta que o principal fator considerado para adotar a rotina de coleta e análise de dados nesse novo regime foi “permitir um diagnóstico mais rápido com relação às disciplinas ofertadas por semestre”. “Outro fator relevante é que ao adotar a avaliação semestral, o questionário se torna mais enxuto e rápido para responder, uma vez que contém apenas disciplinas do semestre abordado”, explica Andretta.
Mais informações sobre a CPA, bem como sobre a divulgação de todo o trabalho realizado pela comissão, membros participantes e documentos produzidos, estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cpa.