O Centro de Convenção Dr. Nelson Barbieri, no CEAR, recebeu nesta quinta-feira (22) a solenidade de premiação da 18ª edição do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), que neste ano apresenta o tema “Segurança é na faixa”. A exposição dos trabalhos acontece no local desde o dia 16 e vai até este domingo (25).
O objetivo do concurso, realizado anualmente, é promover a segurança como valor a ser incorporado por todos aqueles que dele participam, bem como estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho das escolas, instituições e alunos participantes. O concurso foi aberto para alunos e professores integrantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes municipal, estadual e particular, além de instituições para pessoas com deficiência, grupos da terceira idade, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e suplência.
O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Araraquara, Nilson Carneiro, falou sobre a importância do Consetrans. “É um trabalho que está perto de completar vinte anos e atinge praticamente toda a rede municipal, a rede estadual, parte da rede particular e nós entramos agora, já há alguns anos, com o pessoal da terceira idade. Existe uma vulnerabilidade das pessoas da terceira idade em relação a atropelamentos, visto que são elas as maiores vítimas de atropelamento. O objetivo é o chamado ‘EEE’, que envolve a engenharia de tráfego, que é a sinalização, o esforço legal, que é a fiscalização, e o outro ‘E’ importante, que é a educação. A educação é sempre um dos três pilares dentro do sucesso do trânsito dentro da cidade”, salientou.
Para Dolores Ana Soares, professora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, a premiação cumpriu seu papel. “Por meio dessa premiação é que avaliamos o nosso trabalho e esse ano foi muito produtivo, mesmo após voltarmos depois de dois anos parados por causa da pandemia. Foi gratificante, repercutiu muito bem e com isso vimos o quanto o nosso trabalho vem evoluindo, muito aceito pelas escolas, pelos pais, pelos professores e diretores. Neste ano tivemos muitos trabalhos incríveis, maravilhosos, e estamos muito satisfeitos com o resultado. Nossas crianças também ficaram muito satisfeitas com a premiação e saíram todas muito felizes e alegres. Foi muito bom e valoroso. Estamos nos preparando para o ano que vem fazermos um pouco melhor, sempre tentando melhorar e ampliar o nosso trabalho”, comentou.
A edição 2022 do Consetrans englobou oito modalidades: Pintura/Desenho e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Redação, Poesia, História em Quadrinhos e Artes Plásticas. Os participantes são divididos por escolaridade para participação nas modalidades artísticas nas categorias Individual ou Duplas.
Os materiais foram analisados por uma comissão composta por aproximadamente 25 membros, profissionais de diversas áreas, convidados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Ao todo participaram 60 escolas e três grupos da terceira idade. Foram entregues 2.366 trabalhos em nove modalidades, sendo 1.215 pinturas e colagens, 689 cartazes, 83 poesias, 142 redações, 30 músicas, 26 histórias em quadrinhos, 131 maquetes e 50 trabalhos de artes plásticas. A premiação foi destinada a 75 alunos, três idosos e 52 professores. Os prêmios foram tablet, fone de ouvido, rádio de som, Alexa e laptop infantil.
A solenidade também contou com a presença do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, e da coordenadora de Educação Básica, Viviane Cereda, que representou a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos. O evento também teve apresentações do grupo “Anjos do Trânsito” e da equipe da Ginástica Artística da Melhor Idade de Araraquara.
O 18º Consetrans é uma realização da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, a Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.