Data comemorativa que encerra o calendário comercial do primeiro semestre, o Dia dos Namorados, que ocorre tradicionalmente em 12 de junho, deverá movimentar o varejo local. É o que aponta a Pesquisa de Intenção de Compras do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara sobre o comportamento dos consumidores para a ocasião.
Aplicada por meio de um questionário online e entrevistas presenciais, o levantamento apontou que 55% dos participantes pretendem ir às compras neste Dia dos Namorados e os estabelecimentos mais procurados serão as lojas de vestuário (44%), perfumes e cosméticos (23%), além do setor de floriculturas e chocolatarias (10%). Em 2021, 62% do público planejaram comprar algo.
Entre os entrevistados que não pretendem ir às compras, 59% afirmaram não ter a quem presentear, 21% deverão utilizar outras formas de homenagem, 15% alegaram que não vão presentear por motivos financeiros e 6% não justificaram a decisão.
A pesquisa apontou ainda que o ticket médio para a compra dos presentes deverá ser de R$ 183,36, o maior dos últimos anos se o valor se confirmar, com aumento nominal de 8,6%, ou R$ 14,58, em relação a 2021 (quando os consumidores pretendiam gastar, em média, R$ 168,78). Porém, em termos reais, descontando os efeitos da inflação que acumula alta de 12,13% nos últimos 12 meses, houve na verdade redução de 3,5% no ticket médio esperado para a data.
Essa queda vai na direção oposta ao depoimento dos consumidores que têm intenção de gastar aproximadamente o mesmo valor que o ano passado em presentes, como declarado por 35% dos entrevistados, ou os que pretendem desembolsar um pouco mais, intenção relatada por 23% dos respondentes.
“O cenário revela cautela por parte dos consumidores em relação aos gastos com presentes neste Dia dos Namorados, reflexo dos preços em alta e da pressão sobre a capacidade de compra dos rendimentos da população. A procura por descontos e promoções aumentou em relação ao ano passado e, hoje, é o principal critério de escolha do local de compra dos presentes, como afirmado por 30% dos participantes”, comenta João Delarissa, economista do Sincomercio Araraquara.
Formas de pagamento
Em relação à forma de pagamento, o número de interessados em fazer as suas compras à vista diminuiu. Em 2021, 83% dos entrevistados pretendiam pagar os presentes no ato da compra, enquanto 17% fariam o pagamento parcelado. Já este ano, 70% deverão comprar os presentes à vista e 30% pela modalidade a prazo, seja por meio do cartão de crédito, seja por meio de crediário oferecido pelos estabelecimentos.
As compras presenciais também ganharam força e serão as mais procuradas pelos consumidores, com 82% das intenções, enquanto os 18% restantes farão suas compras pelo e-commerce tradicional. Além disso, 88% dos participantes da pesquisa irão às compras nos dias que antecedem a data comemorativa, com 18% comprando os presentes na véspera ou no dia da comemoração.
“Diante da intenção de compras para este ano, vimos que a qualidade no atendimento não foi esquecida e é fator primordial para 28% daqueles que irão às compras neste mês de junho. Portanto, é importante que o empresário do comércio interessado em extrair os melhores resultados da data esteja preparado para atrair os consumidores por meio de promoções e ofereça uma experiência de compra agradável”, analisa Delarissa.
Projeções de vendas
Depois da queda de faturamento histórica observada em 2020, as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados foram recuperadas em 2021, registrando a maior movimentação financeira para a data desde 2015. Para este ano, apesar da melhora nos quadros sanitário e econômico, bem como a gradativa recuperação do mercado de trabalho, o rendimento médio do emprego é menor e os juros mais altos – em razão da inflação persistente – inibe as decisões de consumo e investimento, causando expectativa de desaceleração de 2,6% nas vendas.
Regionalmente, o estado de São Paulo deve ser responsável por, aproximadamente, 37% do faturamento observado neste Dia dos Namorados – algo em torno de R$ 920 milhões. A região de Araraquara que, historicamente, corresponde a cerca de 2,8% do resultado estadual, deve atingir R$ 25,8 milhões em vendas.
Em termos nacionais, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá registrar faturamento 3,8% menor que o ano passado, enquanto o setor de perfumes e cosméticos tende a avançar 7,4%.
Para os casais que não quiserem abrir mão das comemorações presenciais será preciso lidar com os preços mais altos dos serviços associados à data. De acordo com Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), os preços nos bares e restaurantes estão, em média, 6,8% mais altos que o ano passado. Mesmo assim, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo estima que as vendas devam crescer em torno de 30% pela ocasião, na comparação com 2021.Isso representará uma movimentação de, aproximadamente, R$ 7,2 bilhões em São Paulo.
Já para aqueles que pretendem viajar, será preciso arcar com o encarecimento de 17,5% das hospedagens e também com os pacotes turísticos 21% mais caros, em média.