Integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, estiveram reunidos, na manhã da última segunda-feira (11),
com representantes da associação Amar-Flora, do bairro Chácara Flora, juntamente com representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para definir estratégias de trabalho voltadas ao enfrentamento dos incêndios e queimadas que ocorrem na região.
De acordo com Luiz Dell acqua, chefe do departamento municipal, que participou da reunião, as ações pontuais, principalmente em regiões mais afastadas, são extremamente importantes para uma união entre poder público e comunidade, no enfrentamento das queimadas.
“Ouvimos os moradores da região para saber o que de fato ocorre nesses locais e como ocorre, para que possamos verificar possíveis ações, com a intenção de mitigar as ocorrências de queimadas. Conhecer os pontos mais vulneráveis e outros detalhes, por meio de quem mora no local, é essencial para a definição de estratégias”, explica.
Dell acqua fala ainda sobre a ação em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a SMMAS, que será realizada com os moradores. “A ideia é levarmos orientações através de uma palestra aos moradores, com informações sobre os incêndios, as causas, perigos, e outras que possam orientar os moradores locais a colaborarem na prevenção das queimadas”, detalha ele, adiantando que essa ação será estendida aos bairros do Parque Planalto e do Recanto dos Nobres, que fazem parte da mesma região.
Essas ações estão integradas ao planejamento Operação Estiagem, que tem o objetivo de, em conjunto com diversos órgãos públicos e com ajuda da população, estabelecer estratégias para a mitigação dos números de incêndios e queimadas que ocorrem no período da estiagem.