quinta-feira, 18, julho, 2024

Delorges Mano e José Eduardo Melhen são homenageados em solenidade na Câmara

Homenagens foram indicadas pelo vereador Aluisio Boi (MDB), que entregou Diploma de Honra ao Mérito e honraria de Cidadão Araraquarense aos profissionais da área jurídica

Mais lido

O Plenário da Câmara presenciou uma dupla homenagem na noite da quarta-feira (26), com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito a Delorges Mano, ex-superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e da honraria de Cidadão Araraquarense a José Eduardo Melhen, procurador-geral do Município, conforme Decretos Legislativos nº 1.211 e 1213/2024.

A solenidade reconheceu a trajetória dos profissionais da área jurídica, que, há anos, vem se destacando tanto no serviço público, quanto na iniciativa privada por meio de atuações marcantes no Executivo e no ensino superior.

Para o vice-presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), responsável por fazer as indicações das homenagens, destacar as contribuições de ambos para o Município é uma forma de valorizar o trabalho de pessoas que dedicam o seu tempo em favor dos outros. “São pessoas de bem, que se preocupam com a nossa cidade, com a nossa população e, por mais que ocupem cargos importantes, eles ajudaram a mudar o dia a dia da cidade, tomando decisões que transformaram a vida de muita gente.”

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), dos vereadores Carlão do Joia (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), João Clemente (Progressistas), da ex-vereadora e agora deputada estadual Thainara Faria (PT), ex-vereadores, representantes do Executivo e Judiciário, advogados e demais operadores do Direito, que junto aos familiares e amigos dos homenageados, celebraram o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos ao longo de algumas décadas na Morada do Sol.

Marcelo Barbieri, presidente da Associação Paulista de Municípios e ex-prefeito de Araraquara, que teve a oportunidade de se relacionar com os dois homenageados quando chefiou o Executivo, ressaltou sua gratidão por compartilhar experiências com ambos em seus oito anos de governo. “Eu convivi muitos anos com o Melhen ali na procuradoria e me lembro das reuniões que tivemos para discutir a dívida ativa do Município, o quanto você lutou para melhorar as condições financeiras da cidade. Com o Delorges, nesses últimos anos de convivência tão próxima, eu aprendi cada vez mais a admirar uma característica que é fundamental na sua postura, que é a franqueza e a objetividade em defesa da verdade”, afirmou Barbieri.

Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara, que também teve a oportunidade de trabalhar com os homenageados em seus governos, elogiou a iniciativa da Casa de Leis em conceder as honrarias aos dois militantes jurídicos. “A decisão da Câmara foi muito sábia e justa, por homenagear figuras que construíram histórias aqui na cidade, participando de duas gestões, de dois prefeitos diferentes e que tiveram o reconhecimento de dois governos, em momentos históricos totalmente diferentes.”

Felizes com as palavras ditas pelos integrantes da Mesa que conduziu a solenidade e pelos depoimentos enviados em vídeo, os homenageados agradeceram o carinho recebido durante o evento.

“É um momento ímpar na minha vida receber esse título. São quase 40 anos em Araraquara e eu nunca imaginei que isso fosse acontecer. Eu estou muito feliz porque agora Araraquara está me adotando como cidadão, muito obrigado”, afirmou Melhen.

“Se hoje é reconhecido um possível mérito no trabalho que executei, tenho certeza de que isso foi o resultado de muitas lutas, vivências, dedicações, sacrifícios e abdicações feitos em nome do bem público, que pouco a pouco, me tornaram mais forte”, finalizou Delorges.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal 17 da rede Claro/Net e pode ser assistido, na íntegra, pelo Facebook e YouTube ou durante a programação diária da TV Câmara.

Quem são os homenageados

José Eduardo Melhen nasceu em Araçatuba (SP) e mudou-se para Araraquara com sua família em 1985, local onde realizou seus estudos e vive até hoje. Graduado em Direito pela Universidade de Araraquara (Uniara), também concluiu o mestrado e doutorado na mesma instituição de ensino em que atua como docente desde 2003.

Atualmente é procurador-geral do Município e membro da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal para a gestão 2023/2026, mas seu trabalho no serviço público começou antes, quando foi nomeado secretário municipal de Negócios Jurídicos em 2006. Ainda foi membro do Conselho Fiscal na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Conselho de Administração da empresa Morada do Sol Turismo e Eventos S/A.

Delorges Mano nasceu em Araraquara e é o primogênito de um casal que teve quatro filhos. Graduado em Direito pela Universidade Paulista (Unip) desde 2007, trabalhou em empresas de Araraquara antes de seguir para o setor público.

Convidado a assumir a função de coordenador do Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e Mutuário de Araraquara (Codecon) em 2009. Meses depois, assumiu a Coordenadoria Executiva de Administração. A partir daí, foi nomeado a outros cargos na Administração Municipal e esteve presente nos dois governos de Marcelo Barbieri.

Em 2020 foi convidado pelo Prefeito Edinho Silva a assumir a Coordenadoria Executiva da Saúde e, em 2022, a fazer parte da comissão interventora da Santa Casa. No mesmo ano, assumiu a diretoria geral do hospital, permanecendo no cargo até 2023, quando assumiu a superintendência do Daae, exercendo a função até o final de maio de 2024.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias