Na última quinta-feira (8), o departamento médico da Fundesport se reuniu com treinadores das modalidades esportivas no Auditório do Daae com o objetivo de definir o planejamento para a temporada 2023. O encontro foi comandado pelo médico Guido Felloni Tsuha, especialista em medicina esportiva, que abordou a proposta juntamente com os fisioterapeutas Janaina Félix Braga, Agnaldo Bento Aguiar Belizário e Belton Johnnie de Souza Macfadem e os monitores de educação física Rodrigo Luiz Palacio, Gabriel Deodato Moreira e Rafael Reina.
O Dr. Guido Tsuha explicou que foi feita uma reunião prévia com a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, com a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, e com o coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes, onde o médico propôs a ideia de uma metodologia de medicina esportiva que visa não apenas tratar as lesões, mas preveni-las. “Fizemos um levantamento dos atendimentos desse pouco tempo e apresentamos a ideia. Eles acharam muito bom e marcaram essa reunião com os técnicos e preparadores para focarmos em um trabalho preventivo, não só de tratamento de lesões. A ideia é cuidar dos atletas de forma que fiquem o mínimo de tempo afastados”, comentou.
O médico acrescentou que a ideia é fazer um trabalho integrado de medicina esportiva e fisioterapia junto com os treinadores. “Montamos um protocolo que será aplicado e a ideia é ter uma avaliação médica pré-participação para ver as condições, tanto na parte cardiológica como ortopédica, e com isso conferir se não tem nada que possa contra-indicar a prática. Recentemente tivemos um episódio em Araraquara com uma morte súbita e a avaliação também serve para isso, detectar eventualmente algum problema e poder tratar antes que ocorra alguma fatalidade. Da parte ortopédica, é possível ver as condições físicas, se o atleta vem lesionado ou não para cá, para dar as condições ideais para os treinadores, que não vão mais ficar com atletas parados no departamento médico por conta de lesões ou lesões prévias. Como tudo é novo, principalmente a parte médica, temos o objetivo de fazer um trabalho preventivo”, completou.
Janaina Félix Braga também vê a proposta com otimismo. “É um grande avanço para a Secretaria de Esportes e Lazer de Araraquara ter uma equipe médica disposta a não só tratar mas também prevenir lesões nos atletas”, resumiu a fisioterapeuta.
A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, destacou a importância desse trabalho. “Essa é a primeira vez que fazemos uma reunião com departamento médico. Não tínhamos médico especialista e o Dr. Guido entrou no segundo semestre. É importantíssima a entrada de um médico especialista, levando em conta o alto número de atletas de alto rendimento que temos. Nessa reunião, eles puderam pontuar para nós informações sobre lesões, atendimentos, quais modalidades tiveram mais lesões, além de outras informações importantes. Nós não tínhamos esses dados, apenas tínhamos dados sobre resultados de campeonatos. Esses dados mostram que podemos trabalhar na prevenção de lesões e mostram quais as lesões mais comuns para cada modalidade. Foi uma reunião muito produtiva e eu, como presidente da Fundesport, fiquei muito feliz em fornecer esses resultados para os técnicos. Nossos profissionais do departamento médico são altamente capacitados e foram eles que propuseram essa ideia”, comentou.
Ela revelou que esse planejamento fará toda diferença para o esporte de competição da cidade no próximo ano. “Em janeiro e fevereiro teremos duas capacitações práticas onde o departamento médico vai ensinar os profissionais a fazer a prevenção de lesões, e isso será acompanhado. Esse é só o início de um trabalho que o departamento médico vai fazer com as nossas modalidades. Com isso, vamos sair na frente, porque oferecer isso para as modalidades mostra a qualidade que estamos dando para nossas equipes”, completou Roseli.