segunda-feira, 27, maio, 2024

Dia do Trabalho é comemorado nesta quarta (1º); conheça a história

O dia 1º de maio é feriado em todo o Brasil

Mais lido

O Dia do Trabalho, que será celebrado amanhã, 1º de maio, é uma data marcada por eventos históricos e lutas sociais em muitos lugares do mundo. No Brasil, a origem se deu no começo do século XX após uma greve geral em busca de melhores condições de trabalho.

A trajetória desse dia em nosso país está ligada ao movimento operário internacional e aos ideais de justiça social. A data escolhida, 1º de maio, foi resultado de uma série de acontecimentos que tiveram início em 1886, nos Estados Unidos.

Naquele ano, trabalhadores de Chicago organizaram uma grande greve para reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. As manifestações foram intensas e culminaram em confrontos violentos entre os grevistas e as forças policiais, conhecidos como os “Mártires de Chicago”.

Alguns líderes do movimento foram presos, julgados e executados, em um episódio que marcou a história da luta dos trabalhadores por direitos.

Em 1889, durante o Congresso Socialista de Paris, foi estabelecido o dia 1º de maio como o Dia Internacional do Trabalho, em homenagem aos trabalhadores de Chicago e como forma de reafirmar a solidariedade entre os trabalhadores de diferentes países.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores em 1917 após uma greve geral, em São Paulo, por conta das condições precárias de trabalho. A comemoração tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes, em 1925.

A data foi amplamente aproveitada pela Era Vargas, que focou nas melhorias de trabalho. No entanto, o dia se tornou feriado nacional por determinação de uma lei apenas em 2002.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias